14 de outubro de 2014

Bispo pede às mulheres para irem vestidas com decência as Missas.


O
 bispo de Solsona, o mais jovem da Espanha, Dom Xavier Novell, pediu aos fiéis, especialmente as mulheres, para vestirem-se com mais decência para assistir à missa, justifica o bispo que não é apropriado ir com “roupas curtas” para a Igreja, que é um lugar sagrado.Esse pedido do bispo foi reiterado durante a celebração de uma Santa Missa em que foi celebrado o sacramento da Crisma. Nesta ocasião, três das meninas que receberam o Sacramento foram vestidas com minissaia, por isso, o Bispo, no final da Eucaristia falou-as (particularmente) o quão inadequada é aquela forma de se vestir.

Nesse sentido, Dom Xavier Novell lamentou profundamente que, ao contrário de outros países, onde  é dito claramente como você não pode entrar na igreja , “como se estivesse na praia ou algo do tipo ” em muitos lugares do mundo os católicos não são instruídos, pois ninguém ousa dizer isso por puro respeito humano. “Não nos atrevemos a dizer isso (na Espanha), pois se  fizermos tal correção”, ressalta o bispo,  “somos associados a Espanha Franquista (época de repressão politica na Espanha).
Em resposta, o bispo propõe como projeto catequético ” Fazer-se entender com pedagogia e delicadeza” , mostrando assim a importância de se vestir modestamente, especialmente para assistir a uma celebração eucarística.
As afirmações do nobre bispo são ainda mais que relevantes se considerarmos que La Real Academia de la Lengua (academia que possuí a tutela oficial da língua castelhana) define a palavra pudor como modéstia e moderação, e como sinônimo de decoro,  que por sua vez, significa “reverência devida a uma pessoa por nascimento ou dignidade”. Sendo assim, podemos falar que as definições propostas por Dom Novell não são apenas um julgo pessoal, mas um consenso e um conceito amplamente difundido na cultura de seu povo, embora ninguém ouse apresenta-lo.
Não é a primeira vez  Dom Novell adverte do respeito e reverência que deve-se ir  à igreja. Ele tem abordado esse assunto e repetidamente exortado os fiéis a  “cobrirem-se”  quando acredita que não estão com vestes adequadas.
Dom Novell menciona que certa vez, em outra Crisma “onde tinha três garotas com decotes grandes, pedi-as: Escutem, por que não colocam um agasalho leve? E, de fato, elas colocaram e não houve problema algum. Os fiéis ao verem isso, agradecem”, disse o bispo.
É bem verdade que Nosso Senhor conhece-nos completamente, inclusive sem roupas, contudo a atitude de Dom Xavier é compreensível e urgente quando enxergamos a questão através do prisma da caridade, pois roupas curtas podem dispersar e gerar pensamentos maliciosos nos irmãos durante a celebração eucarística.
Os conselhos do bispo tem gerado reflexão em muitos fiéis, entre eles, uma jovem designer Católica, Helena Machin, que trabalha para grandes clientes na cidade de Londres, que alem de seguir os conselhos do Bispo, incentiva as mulheres a se vestem decentemente.
Dom Novell  vê nessa negligência catequética a possibilidade de ajudar de modo especial as mulheres: “Eu quero investir algum do meu tempo e amor (…) para permiti-las abraçar a feminilidade com roupas atrativas e modestas, porque isso as ajudará a  alcançar o potencial que Deus as deu”, disse ele.
Fonte: http://www.aciprensa.com/noticias/obispo-mas-joven-de-espana-pide-a-mujeres-vestir-con-decoro-en-misa/#.Uwu_Aj1dWd2

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.