15 de agosto de 2013

Perseguição: rezemos pelos Cristãos Egípcios

Perseguição: rezemos pelos Cristãos Egípcios
Blog Evangelizando

Texto transcrevido de um perfil do facebook, rezemos por estes cristãos sendo perseguidos com profunda constância no Egipto, veja o texto abaixo, nada mudamos neste texto.

A violência no Egipto atingiu hoje um novo clímax, e segundo as notícias terão já terão já perdido a vida mais de centena e meia de pessoas, entre elas um operador-de-câmera da estação de TV SkyNews. A imagem refere-se a uma das (pelo menos) três igrejas coptas que acabam de ser incendiadas. É gravíssima a situação que se vive no Cairo e outras cidades do Egipto. Os erros cometidos nos últimos tempos parecem ser muitos. Mas o pior até não é isso, mas antes uma arreigada incapacidade de julgar, e decidir, com serenidade, com respeito pela vida, com tolerância pela diversidade, seja ela de natureza religiosa ou política.

O extremismo islâmico que se aproveita da confusão reinante para atacar a comunidade cristã merece, simplesmente, o nosso repúdio mais universal e consistente; o golpe que destronou um presidente democraticamente eleito não merece, nem pode, ser apoiado, pelo menos até que se clarifique o que realmente estava a acontecer nos meandros do poder; as soluções que temos à vista, passado o cataclismo ainda em curso, só podem ser estas: fortalecimento dos mecanismos democráticos, respeito incondicional pelos Direitos Humanos, protecção da Liberdade Religiosa de todos os cidadãos e, claro, integração plena de todas as minorias, a começar pela cristã, uma das mais discriminadas neste grande e histórico país. O desrespeito pelos direitos humanos, a anulação da liberdade de culto e de religião, a violação do direito à livre expressão, a descriminação política e económica de pessoas e comunidades só pode levar a cenários, trágicos e surreais, como aquele que a esta hora, tragicamente, se vive no Egipto.


Última hora: São pelo menos 23 as Igrejas destruídas durante este dia 14 de Agosto em todo o Egipto pelos partidários do deposto Presidente Mohamed Morsi. O número de vítimas varia constantemente. Para além do acima dito, uma outra coisa acrescento: o pior de todos os erros é o erro de não parar quando se sabe, ou deveria saber, estar na via errada. A violência é, sempre, a pior, e mais errada, das vias em ordem à resolução dos problemas. A Ordem precisa de ser urgentemente restaurada em todo o Egipto.

Créditos:  João J. Vila-Chã

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.