7 de março de 2013

"Habemus Papam": conheça o cardeal que anunciará o novo Papa

"Habemus Papam": conheça o cardeal que anunciará o novo Papa
Blog Evangelizando!


Enquanto os cardeais seguem com os preparativos para o conclave, ainda sem data definida, muitos assuntos estão sendo tratados nas congregações gerais. Não se sabe quem será o eleito, quando será, de que nacionalidade, quantos anos terá o novo Papa. Sabe-se apenas que esta será anunciado oficialmente pelo cardeal Tauran, de 69 anos. 

O cardeal-diácono Jean-Louis Tauran há 23 anos trabalha no Vaticano onde já atuou destacando-se na diplomacia, no arquivo e biblioteca vaticana e atualmente preside o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Cabe a ele o “Habemus Papam” que apresentará à Igreja e ao mundo o Sumo Pontífice.

Nasceu em Bourdeaux, na França, foi ordenado sacerdote aos 26 anos de idade em 20 de setembro de 1969. Em 1991 foi ordenado bispo e 21 de outubro de 2003 foi criado cardeal pelo Papa beato João Paulo II.

O francês foi nomeado cardeal protodiácono (primeiro diácono) em 11 de fevereiro de 2011 pelo Papa Bento XVI. A nomeação outorga ao cardeal a missão de anunciar o nome do cardeal eleito como novo Papa que tradicionalmente se realiza da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Tarefa esta que lhe é conferida pelo Código do Direito Canônico (n° 355.2)  de “ anunciar ao povo o nome do novo Sumo Pontífice eleito”.

Outro momento importante de atuação do cardeal Tauran será durante a missa de inicio do novo Pontificado. Nela o cardeal protodiácono impõe o pálio, uma insígnia litúrgica, no novo Papa. Na Páscoa e no Natal também acompanha o Sumo Pontífice durante a mensagem “urbi et orbi”, bênção papal à cidade de Roma e ao mundo. (Jefferson Souza)



Da redação do Portal Ecclesia e Blog Evangelizando.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.