7 de março de 2013

Imitação de Cristo: Ter um conceito humilde a respeito de si mesmo

Imitação de Cristo: Ter um conceito humilde a respeito de si mesmo
Blog Evangelizando!

Olá amigos estamos aqui novamente neste estudo de Espiritualidade e Imitação de Cristo, viver fazendo a vontade de Deus e alcançar a Santidade que é a nossa Identidade: ser Santo, nós fomos criados para sermos Santos e Imitando o Santo do Santos conseguiremos viver a Santidade.

Vamos então, começar o nosso estudo sabendo também que precisamos ter um conceito humilde de nós mesmos, nos conhecer interiormente, para sabermos que sem Deus não conseguiremos viver e ser feliz, devemos olhar para nós mesmos e ver as virtudes, qualidades, defeitos e também aquilo que somos necessitados: como desejo principal o Amor de Deus.

"Devemos saber que somos fracos e pecadores, realmente conhecer você mesmo é uma atitude de conversão." (Iury Albino)

1. Todo homem tem desejo natural de saber; mas que aproveitará a ciência, sem o temor de Deus? Melhor é, por certo, o humilde camponês que serve a Deus, do que o filósofo soberbo que observa o curso dos astros, mas se descuida de si mesmo, veja então: cuidado para não se voltar em algumas coisas e esquecer de você mesmo. Aquele que conhece bem se despreza e não se compraz em humanos louvores. Se soubesse quanto há no mundo, porém me faltasse a caridade, de que me serviria isso perante Deus, que me há de julgar segundo minhas obras?

2. Renuncia ao desordenado desejo de saber, por que nele há muita distração e ilusão. Os letrados gostam de ser vistos e tidos por sábios. Muitas coisas há cujo conhecimento pouco ou nada aproveita à alma. E muito insensato é quem de outras coisas se ocupa e não das que tocam à sua salvação. As muitas palavras não satisfazem à alma, mas uma palavra boa refrigera o espirito e uma consciência pura inspira grande confiança em Deus.

3. Quanto mais e melhor souberes, tanto mais rigorosamente serás julgado, se com isso não viveres mais santamente. Veja irmãos a partir do conhecimento de si mesmo, se você não viver mais santamente serás rigorosamente julgado. Não te desvaneças, pois, com qualquer arte ou conhecimento que recebeste. Se te parece que sabes e entendes bem muitas coisas, lembra-te que é muito mais o que ignoras, veja meus amigos ignoramos mais, do que conhecemos. Não te presumas de alta sabedoria (Rom 11,20); antes, confessa a tua ignorância. Como tu queres a alguém te preferir, quando se acham muitos mais doutos do que tu e mais versados na lei? Se queres saber aprender coisa útil, deseja ser desconhecido e tido por nada.

4. Não há melhor e mais útil estudo que se conhecer perfeitamente e desprezar-se a si mesmo. Ter-se por nada e pensar sempre bem e favoravelmente dos outros, prova é grande sabedoria e perfeição. Ainda quando vejas alguém pecar publicamente ou cometer faltas graves, nem por isso te deves julgar melhor, pois não sabes quanto tempo poderás perseverar no bem. Nós todos somos fracos, mas a ninguém deves considerar mais fraco que a ti mesmo.

Veja também: Introdução, 1 - Estudo: Para imitar a Cristo, romper com todas as vaidades do mundo.

Blog Evangelizando!
Iury Albino - Administrador



0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.