17 de janeiro de 2013

Entendenda o porquê de Deus ter mandado matar no Antigo Testamento

Blog Evangelizando!

Porque em algumas passagens do Antigo Testamento Deus mandava matar homens, mulheres e até crianças? Eu, como pai, costumo abençoar os meus filhos, isso é Bíblico?


Resposta à  segunda pergunta: “Abençoar os filhos”.
Os pais devem abençoar os filhos e ensinar-lhes desde a mais tenra idade a respeitar e pedir a bênção. A Sagrada Escritura  está cheia de exemplos: “Isaac chamou Jacó e o abençoou”(Gn 28,1); “Labão beijou seus filhos e suas filhas; abençoou-os e retomou o caminho de sua casa.”(Gn 31,55); “Israel abençoou José…”(Gn 48,15), etc..
Quanto ao Deus que mandou matar no Antigo Testamento,  este é um assunto que gerou muitas heresias. No século II, Marcião de Sinope (110 – 160 d. C.) pregava um Deus irado do AT e um Deus misericordioso do NT. A seita chamou-se Marcionismo. Marcião foi excomungado em 144 d.C.
Ainda hoje alguns tentam estabelecer diferenças entre o Deus do AT e o do NT.
Deus é sempre o mesmo, sempre imutável, bondoso e misericordioso.
Para se entender certas passagens da Sagrada Escritura, é necessário ver a “CAUSA” ou as consequências delas. Se alguém, de repente, deparar-se com uma pessoa perfurando com uma lâmina a barriga de outra, pode supor que seja um assassino, um ato mau.
Entretanto pode ser um médico que esteja fazendo uma operação de emergência para salvar a pessoa acidentada, não havendo nenhum hospital por perto.
Assim também para se entender as ações de Deus, precisamos primeiro compreender que muitas vezes estamos doentes, à beira da morte e a doença mortal da humanidade, chama-se PECADO.
Se não entendermos o que é o PECADO e as suas consequências, jamais entenderemos certas passagens tanto do Antigo como do Novo Testamento.
Deus sabe muito bem que muitas pessoas, depois de submetidas a diversas exortações, não se corrigem  e precisam de uma ação mais dura, um castigo, para que se emendem e não caiam na perdição eterna: o inferno.
Por isso, lendo certas passagens do Antigo Testamento, vê-se que Deus está usando de uma pedagogia compreensível aos homens daquela época.
Exemplo: As pragas que assolaram o Egito. Deus foi paciente e lhes enviou sucessivas exortações, através de Moisés, mas o Faraó permaneceu de coração duro.
Poder-se-ia perguntar: “Por que Deus não puniu só o Faraó?” Acontece que o povo também é corresponsável pelas ações de seu governante. Se Deus punisse somente o Faraó, outro ocuparia seu lugar e tudo continuaria da mesma forma.
As diversas pragas enviadas foram correções sucessivas e progressivas. Por isso está escrito: “porque se os inimigos dos teus servos, e dignos de morte, puniste com tanta circunspecção, dando-lhes tempo e ocasião de se poderem converter da sua malícia, com quanto resguardo não julgaste tu os teus filhos, a cujos pais fizeste boas promessas com juramento e alianças? ” (Sb 12,20-21).
Deus corrigia, dando tempo para eles se emendarem.
Nações inteiras foram exterminadas, pois não adoravam a Deus, mas aos ídolos. No Antigo Testamento as pessoas não estavam devidamente instruídas sobre a vida além da morte. Por isso Deus usava da ‘morte física’, para lhes instruir sobre a ‘morte eterna’.
Se se considerar as diversas espécies de pecado punidos com a morte, ver-se-á que são pecados que hoje se chamam pecados MORTAIS, isto é, que levam à condenação eterna.
Exemplos:
“Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe, será punido de morte.”(Ex 21,17);
“Se alguém trabalhar no dia de sábado será punido de morte”(Ex 31,15);
“Quem blasfemar o nome do Senhor será punido de morte”(Lv 24,16);
“Quem matar um animal, restituirá outro; mas o que matar um homem (pecado mortal) será punido de morte”(Lv 24,21);
“Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto”(Lv 20,27);
“Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, … o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte.”(Lv 20,10);
“Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos … serão punidos de morte “(Lv 20,13);
No Novo Testamento, o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo não é diferente. Com efeito Ele disse: “se teu olho direito te serve de escândalo, arranca-o e lança-o para longe de ti, porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado na Geena. E, se a tua mão direita te serve de escândalo, corta-a, e lança-a para longe de ti; porque é melhor para ti que se perca um dos teus membros do que todo o seu corpo seja lançado na Geena do fogo.”(Mt 5,29-30).
Na mentalidade MATERIALISTA, predominante nos tempos atuais, costuma-se ficar horrorizado com o mal físico, menor, que acontece, e não se preocupar com o pior mal, o MAL MORAL, que lança as pessoas na perdição eterna.
Extraído do blog Vocacionados Menores
Da Redação: Blog Evangelizando

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.