23 de fevereiro de 2015

A teologia islâmica

É uma alegria para nós do Blog Evangelizando ter conosco o Pe. José Eduardo, sacerdote da Diocese de Osasco disponibilizando alguns de seus textos.


A teologia islâmica, cindindo a relação analógica entre a criação e Deus, confinou o Criador numa liberdade puramente voluntarista, desobrigada da própria lógica do seu Ser, que pulsa como vontade eterna e autônoma; e a criação, governada por Sua lei, ante a qual cabe apenas a submissão.
A razão, incapaz de chegar ao Ser divino pela via analógica, apenas se relaciona com Ele por uma fé intuitiva, anti-intelectual, obediente.
Quando se infiltrou na filosofia ocidental, mediante o nominalismo (esta teologia mesma era uma elaboração nominalista), provocou a cisão entre fé e razão que originou a sensação de que nos relacionamos com Deus por "sola fide" e de que devemos aplicar a razão, pervertida pelo pecado e incapaz de conhecer a realidade, ontológica e moralmente, apenas de modo instrumental. Nascia a filosofia moderna, racionalista e fideísta, que fazia a razão fechar-se em si mesma e auto-limitar-se, e punha a fé como sentimento intuitivo, aos modos pietistas.
Na perspectiva moral, o legalismo mantinha-se como única ferramenta idônea para orientar o homem ao seu fim. Não o podendo entender intelectualmente, cabia-lhe apenas a atitude obediente de quem escuta o preceito, o que executa e exime-se do castigo.
Com uma razão desguarnecida de capacidade analógica e desacostumada à abstração, a ideia de Deus se foi esvaziando, deixando apenas o conceito genérico de lei moral, agora retrabalhado em termos secularistas. O conceito de lei natural se foi desteologizando, chegando a tornar-se apenas um uma lei genérica que o homem se dá, quase que se pondo na posição extra-temporal de um deus que legisla sobre si dispondo sobre o cosmos, mas ainda em termos minimamente racionais.
Erodindo-se ainda mais a razão, esta autodefinição moral se desracionalizou, gerando este conceito de liberdade autônoma que existe em nossos dias. De fato, o homem de hoje pensa que "agir livremente" é "fazer o que se quer", incondicionado por qualquer motivo lógico, apenas movido por uma pulsão caótica, conteúdo mesmo da autenticidade humana.
Eis aí uma fiel imagem e semelhança de Alá. Aquele Deus onipotente, que se auto-define ilógica e, portanto, incompreensivelmente, foi se reproduzindo gradualmente na filosofia moral moderna, produzindo um reflexo de si.
Não será este o motivo pelo qual o mundo secularizado, no qual o indivíduo se enxerga como portador de uma liberdade intelectualmente autônoma, acaba acolhendo tão facilmente o Islã, pela porta dos fundos? Não será que os filósofos islâmicos há séculos não sabiam que seria este o modo mais profundo de se obter uma vitória doutrinal sobre o ocidente? Seria este um duelo multissecular entre intelectualismo e voluntarismo, não percebido pelo cristianismo e, por isso, por ele mesmo patrocinado?
Curioso é o fato de que, no final das contas, a filosofia islâmica criou todos os problemas para os quais ela mesma parece ser a única resposta.

Fonte: https://www.facebook.com/jose.eduardo.7792/posts/988796494465699

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.