11 de novembro de 2013

Faleceu hoje pela manhã, o Cardeal Domenico Bartolucci, grande compositor sacro e Maestro Perpétuo Emérito do Coro da Capela Sistina.

Faleceu hoje pela manhã, o Cardeal Domenico Bartolucci, grande compositor sacro e Maestro Perpétuo Emérito do Coro da Capela Sistina.
Entregou hoje sua alma a Deus, aos 96 anos de idade, o Cardeal Domenico Bartolucci, grande compositor sacro e Maestro Perpétuo Emérito do Coro da Capela Sistina.

Nascera no território da Arquidiocese de Florença, em cujo seminário ingressou e em cujo clero foi incardinado pela ordenação sacerdotal em 1939. Neste mesmo ano obteve o diploma de composição e direção de orquestra e passou a lecionar Música Sacra no seminário de sua diocese. Não demorou muito para que seus conhecimentos o levassem à Roma, onde foi inicialmente nomeado vice-diretor da Capela Musical da Basílica do Latrão e depois da Basílica de Santa Maria Maior.

Em 1956, começara a mais importante parte de sua vida: com a morte do Maestro Lorenzo Perosi, Pio XII o nomeia diretor perpétuo do Coro da Capela Sistina, pelo qual, naturalmente, passa a reger os cantos das Missas Papais (ainda raras naqueles anos) e a compor a procissão de ingresso dos próximos 5 conclaves.

Em 1965, é nomeado por Paulo VI como Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade.

Em 1997, o então Mestre das Celebrações Litúrgicas, Dom Piero Marini, que poderia deliberar também sobre este cargo diretamente envolvido com o seu, o removera de suas funções como Maestro musical. Apesar dos 80 anos de idade na época, foi uma surpresa tanto diante de sua vitalidade quanto do caráter "ad vitam" (perpétuo) que Pio XII conferira à sua função. Meses antes da iminência do triste fato, o então Cardeal Ratzinger lhe disse "Resista, Maestro, resista".

Já como Papa, foi Bento XVI que o condecorou, em novembro de 2010, com a maior homenagem da Igreja a alguém vivo: a criação cardinalícia pela diaconia dos Santíssimos Nomes de Jesus e Maria na Via Lata, que agora está, portanto, vacante. Em razão de sua alta idade na época, 93 anos, foi dispensado da obrigatoriedade de, sendo cardeal, receber a sagração episcopal.

Com informações da Rádio Vaticana, da Diocese de Roma e Fratres In Unum.

Créditos de imagem reservados.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.