16 de maio de 2013

O Papa Francisco no Rio de Janeiro

O Papa Francisco no Rio de Janeiro
Blog Evangelizando!


Foi anunciada no último dia 07, no Vaticano, a aguardada programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil, particularmente à nossa amada Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nós nos revestimos de alegria e esperança nessa sua primeira viagem apostólica internacional. O mundo aguarda aqui no Rio de Janeiro o sucessor de Pedro, o primeiro Papa latino-americano que virá para presidir a segunda Jornada Mundial da Juventude em solo latino americano.

A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para a tarde de segunda-feira, dia 22 de julho, quando o Sumo Pontífice será recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; por mim, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. O Santo Padre se deterá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal. Para que o povo do Rio de Janeiro possa saudar o Santo Padre, o Papa Francisco deixará o Aeroporto Antônio Carlos Jobim em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas. Na solenidade de boas-vindas estarão presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático acreditado junto ao Governo Brasileiro e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos do Brasil e da Santa Sé e das honras militares, os discursos da Presidente da República Federativa do Brasil, por ser o Santo Padre convidado oficial do Governo Brasileiro, e o do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana). A Senhora Presidente acompanhará o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados: o Papa Francisco se deterá brevemente em encontro com o Governador do Estado e com o Preifeito do Município do Rio de Janeiro. Terminada a parte protocolar, de boas vindas, o Santo Padre deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro. Esclarecemos que a Residência Arquiepiscopal de Nossa Senhora da Assunção, do Sumaré, é residência oficial também do Arcebispo do Rio de Janeiro, local em que nosso inesquecível predecessor, Dom Eugênio, Cardeal Araújo Sales, viveu seu tempo de Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro.

No dia 23 de julho, terça-feira, não haverá compromissos oficiais. Na quarta-feira, dia 24 de julho, pelas 8h15, o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero viajará até Aparecida, onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no seu Santuário Nacional, e celebrará a Santa Missa na mesma Basílica em que ele participou como membro da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho. Na capital mariana do Brasil, o Santo Padre será acolhido pelo Eminentíssimo Senhor Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo, Cardeal da Santa Igreja Romana Damasceno Assis, e pelo Reitor do Santuário, Padre Domingos Sávio da Silva, CSsR. O Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro. No final da tarde da quarta-feira, já de retorno ao Rio de Janeiro, o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa para os internos do Hospital São Francisco de Assis. No início da noite, Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará.

Dia 25 de julho de 2013, o Santo Padre Francisco celebrará, no início da manhã, a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Às 9 horas Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, as chaves da cidade e irá encontrar-se com representantes do mundo esportivo e também abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Por volta das 10 horas deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos – para uma visita. A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras. O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vigário Paroquial, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade. Logo em seguida, o Santo Padre se dirigirá para a pequena Igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano, onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial. Na Capela, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade. O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ali. o Papa fará um discurso e terá oportunidade de interagir-se com a comunidade paroquial. Ao longo do percurso (cerca 100 metros), visitará a casa de uma família da Comunidade. O Santo Padre Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado. Na parte da tarde da quinta-feira, por volta das 17 horas, o Santo Padre deixará novamente o Sumaré em direção à Praia de Copacabana, onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ. Este ato de acolhida está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. Terminada a acolhida dos peregrinos da JMJ, o santo Padre retornará depois ao Sumaré onde pernoitará.

No dia 26 de julho, sexta-feira, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Em seguida, irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista, onde, às 10 horas, irá confessar jovens provenientes dos cinco continentes. Após as confissões, Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal. O Santo Padre irá encontrar, em forma reservada, cinco jovens em medida sócio-educativa. Presentes também alguns assistentes acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida, o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a Capela, onde encontrarão as Irmãs que trabalham no Palácio Arquiepiscopal. Às 12 horas, o Santo Padre, do balcão do Palácio, rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará membros do Comitê Organizador e alguns benfeitores da JMJ para uma saudação. No refeitório do primeiro andar do Arcebispado, o Santo Padre almoçará com o Arcebispo do Rio de Janeiro e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes, mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira. Após o almoço, o Papa retornará ao Sumaré. No final da tarde, às 17 horas retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará.

No dia 27 de julho de 2013, Papa Francisco irá à Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile, no centro da cidade, onde celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas. Depois da Santa Missa, já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes: políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso. Na conclusão, o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal. No início da noite de sábado, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção ao Campus Fidei de Guaratiba, onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens. O encontro com os jovens terá lugar no Campus Fidei, preparado para a ocasião pelas Autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de jovens ao Santo Padre; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e bênção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.

No domingo, dia 28, último dia da permanência do Santo Padre no Rio de Janeiro, o Papa Francisco, às 8h20, deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio. Um cinegrafista do CTV (Centro Televisivo do Vaticano) estará a bordo do helicóptero e transmitirá as imagens ao vivo através do host broadcaster. Às 10 horas terá início a Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidenta da República.

A Celebração terminará com o discurso de S.E.Cardeal Rylko; Angelus do Santo Padre, e anúncio da sede e do ano onde se realizará a sucessiva JMJ.

O Santo Padre retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a Comitiva papal. Ainda no Sumaré, no auditório do Centro de Estudos, às 16 horas, o Papa encontrará o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino Americano, que é composto por cerca de 45 bispos, que iniciarão as sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho, aqui no Rio de Janeiro. Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré, Papa Francisco se dirigirá ao Riocentro, onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará a eles um discurso. Às 18h30 haverá a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Teremos o discurso da Senhora Presidenta e do Santo Padre. O Santo Padre se despedirá da Presidenta da República nas escadas do avião. A partida para Roma está prevista para às 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana. Conclusão da 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco. Este é o programa tão esperado. Agora nossa coração começa na contagem regressiva para recebermos, de corações abertos, o Santo Padre Francisco.

A nossa cidade e Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro recebem, de braços e corações abertos, a Pedro na pessoa do Papa Francisco. Seja bem-vindo, Sumo Pontífice!

Dom Orani João Tempesta
Colaborador do Blog Evangelizando.
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ). Realizou seus estudos em São Paulo (SP), na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento e no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.