26 de maio de 2013

Coleta pela JMJ

Coleta pela JMJ
Blog Evangelizando!

A 51a. Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - que se realizou em Aparecida, SP, entre os dias 10 de 19 de abril últimos, decidiu que no domingo da Santíssima Trindade, em todas as dioceses no Brasil se efetuasse uma coleta fraterna em favor da JMJ Rio 2013.

Esta coleta deverá ser realizada na Festa da Santíssima Trindade, que neste ano, será celebrada nos dias 25 e 26 de maio de 2013. Essa coleta se destina também às semanas missionárias, a jornada da juventude universitária e ao “bote-fé” da CNBB, além da partilha para ao Encontro Intereclesial de Crato.

Os gastos para a organização e realização da JMJ Rio 2013 são imensos. O COL - Comitê Organizador Local - está envidando todos os esforços para levantar patrocinadores para as muitas frentes de despesas que são apresentadas para este evento, de dimensão intercontinental, em que serão recebidos cerca de mais de dois milhões de jovens no âmbito de nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A fraternidade de nossas paróquias, nossos padres, entidades religiosas e pessoas em geral que colaboram nos dão a certeza da partilha generosa que demonstra o interesse por esse evento que é mundial mas que nós somos responsáveis em recebe-lo e acolhe-lo. As autoridades de todos os níveis de governo estão trabalhando com afinco e proporcionando as possibilidades para quem acolher a todos.

Devemos montar toda a logística necessária para recebermos, com dignidade e simplicidade, não só o querido Papa Francisco, que "vem em nome do Senhor" nos confirmar na fé, mas a todos os jovens do Brasil e dos mais distantes quadrantes do Brasil. Esta obra de evangelização é de responsabilidade não só da Arquidiocese, que é a anfitriã da jornada, mas de todas as circunscrições eclesiásticas brasileiras.

Assim, quero fazer um apelo especial a todos para que se empenhem nesta coleta, para que ela produza os frutos necessários em favor desta grande obra de evangelização, que é a JMJ Rio 2013. A sua ajuda, de coração, será muito importante para este grande evento evangelizador.

Desde o início do anúncio cristão, as comunidades cristãs necessitadas e pobres conheceram formas de apoio por parte das mais afortunadas. No tempo atual, marcado não raramente por estímulos ao individualismo, torna-se ainda mais necessário que os cristãos ofereçam o testemunho de uma solidariedade que ultrapasse qualquer fronteira, para construir um mundo no qual todos se sintam acolhidos e respeitados. Todos os que realizam esta missão num mundo pessoal e comunitário tornam-se propagadores de amor autêntico, amor que liberta o coração e leva a toda a parte aquela alegria "que ninguém poderá tirar" porque vem do Senhor.

A compaixão evangélica ajuda a compreender a necessidade da Coleta em favor da JMJ. Esta está inserida dentro do espírito das grandes coletas da Igreja em favor das suas mais variadas necessidades, que é um dever antigo e sempre gratificante pela sua singular conotação eclesial. Ainda neste clima de Páscoa, esse dever se torna ainda mais atual e se faz expressão da fé que a Igreja, de ser solidário, de partilhar, de ser corresponsável por este grande evento eclesial da juventude. O Bem-Aventurado João Paulo II percorreu no Ano 2000 as suas pegadas, definindo a sua peregrinação "um momento de fraternidade e de paz que me apraz registrar como um dos mais belos dons do evento jubilar" (Novo Millennio Ineunte 13). A JMJ é momento especial de peregrinação da juventude.

Vamos nos empenhar de fato em favor desta coleta. Motivemos nossas comunidades na partilha e na solidariedade. A quase unanimidade dos bispos que aprovaram essa coleta em nossa Assembléia geral muito nos comoveu e nos alegrou. Agradecemos a Deus por essa unidade e partilha.


Gostaria de vos agradecer a todos os que irão oferecer a sua coleta em favor da JMJ Rio 2013, por tudo o que fazeis em favor da nossa Jornada e em particular pelos esforços que enfrentais a fim de tornar tangível a caridade para evangelizarmos a Juventude.

Dom Orani João Tempesta
Colaborador do Blog Evangelizando
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ). Realizou seus estudos em São Paulo (SP), na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento e no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.