2 de março de 2013

Quaresma: Vamos ao deserto com o Cristo!

Blog Evangelizando!

Olá meus amigos vejam nesta formação o que devemos fazer neste Tempo Quaresmal!


A Igreja vive um Tempo Propício de Conversão, um momento onde todos os Cristãos devem se decidir por Cristo!

Ir ao Deserto com cristo, é estar com aquele na qual brota toda misericórdia, é experimentar de um amor dado por Jesus nos 40 dias e 40 noites de dor, mas também de oração.
Vale apena frisar aqui a passagem de Jesus no Deserto:

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. (Mateus 4:1-11)


Sou filho de Deus? Então tenho que ir ao deserto!

Se você se considera um filho de Deus, você vai ser enviado ao deserto (Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto), este deserto onde além de representar vazio, para nós a partir deste evangelho significa um começo, começo de uma missão. O deserto é um lugar de escuta, pois la o silêncio é até maior que a nossa dor, até maior que os nossos medos, é no deserto em que escutamos de verdade a voz de Deus, o deserto aparece muitas vezes nas nossas vidas, muitos o veem como um lugar de fome, um lugar de pesadelo, mas ele se torna isso a partir do momento em que nós vemos desta maneira, o deserto é um lugar de preparação, o Cristo teve que ir ao deserto para se preparar e dar inicio a sua Missão. Não sei qual a Missão que o Senhor tem designado pra você, mas o deserto vai ser sua preparação.
Um Exemplo Claro Papa Bento XVI, ele antes da sua renuncia, ele teve um momento de deserto, teve um momento de escuta a voz de Deus “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério de São Pedro. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando” Ele precisou Primeiro fazer esta caminhada com Jesus no deserto, para que depois vinhesse a dar essa decisão que não era sua, mas que partiu do Coração de Jesus no deserto. O deserto é um momento de aprendizagem, um momento de escuta a palavra de Deus. É necessário a nossa passagem por la. O minha mudança de vida vai acontecer la!

O Encontro pessoal com o Cristo!

Só quem tem um Encontro Pessoal com Cristo se transforma, um dia desse falamos isso com um amigo de trabalho, a conversão é realizada a partir de um encontro com o Cristo, um encontro com a voz de Deus, do Pai. Saulo, teve um Encontro Pessoal com o Cristo, e a partir daquele momento se fez Paulo. Madalena, teve um encontro pessoal com Cristo, após conhecer o fonte de Misericórdia se transformou em uma nova mulher. Zaquel, teve um encontro com o Cristo e a partir daquele momento se fez justo com os irmão.
Estes são os exemplos da bíblia  mas existem vários tipos de encontro. Como foi o seu Encontro Pessoal com o Cristo? Só lembrando o Encontro pessoal com o Cristo gera mudanças, transformações, gera conversão. Mas eu discutia com um amigo de trabalho, As pessoas tem várias áreas que precisa haver a conversão, tem aquele tratamento com o irmão, aquela preguiça na construção do Reino de Deus, nossa relação com a família e várias outras coisas na qual pra ticamos que deve haver conversão. O Cristo vai fazer a obra aos poucos, estamos constantemente em Obras. Mas lembrando que só um coração que ama gera conversão. É no deserto onde vamos caminhar com o Cristo que nos ensina, que nos treinar, como veremos mais na frente.


É Necessário a minha ida ao deserto!

Primeiro para adentrar o deserto é preciso uma decisão sua, mesmo sabendo que o deserto além de tudo isso que falei na parte anterior é também dor. Em sua Carta Apostólica sobre o significado cristão do sofrimento humano  “Salvifici Doloris” (1984, n° 26), o saudoso Pontífice João Paulo II expressou, com maestria, a ideia enunciada: A dor humana como lugar de "revelação". Segundo o dicionário Revelação é Ato pelo qual Deus fez saber aos homens os seus mistérios, sua vontade, a princípio no momento da criação, depois por Moisés e os profetas, e finalmente por Jesus Cristo. É na dor em que Deus nos mostra o que devemos fazer segundo a sua vontade. A dor é um lugar da revelação do sagrado, da presença e ação do próprio Deus, que, no mistério de sua Sexta-feira Santa, atrai a si todos os homens (cf. Jo 12,32). E este poder escondido – acima citado pelo Pontífice – presente no mistério da dor, manifesta, concretamente no território humano, a sua graça particular: No “alto do madeiro” o coração do homem sofredor tende a se dilatar e, a consequentemente, se questionar sobre a própria existência e sobre sua finalidade no solo de nosso tempo. É necessário a nossa ida ao deserto, para que la possamos ser revelados através do Sagrado a nossa missão como Filhos de Deus. Mas devemos como Cristãos sermos fortes a estas dores, que muitas vezes não pode ser o Cristo querendo nos revelar algo, mas o próprio encardido que como Mal que nos ver la me baixo, na lama. Nesta Hora é preciso ser forte, e ter sua fortaleza em Cristo e firmes na Fé!

O Encardido vai estar la para me derrubar!

Foi no deserto em que Cristo nos mostrou a sua força que foi vencer aquele que é mal e que esta sempre ao nosso lado. Como filho de Deus, e como decididos a entrar no deserto, devemos ser forte e firmes na Fé para derrotar aquele que não quer ver nós la em cima, mas sim no pior lugar! Uma das formas para que o Cristão não passe por tentações é recomendado a oração, o jejum que é como a oração do corpo, e os sacrifícios, através destes atos, as almas se aproximam de Deus, e automaticamente os demônios são afastados. Com o Cristo isso não foi diferente, ele passou 40 dias fazendo isto no deserto, e por este motivo ele venceu o Encardido no dia da tentação. As forças são encontradas em Deus, e neste Tempo Quaresmal é de grande importância estas praticas. Portanto, não tenha medo, procurem viver uma vida no amor, e certamente vocês alcançarão frutos de santidade, pois ela é a melhor forma de reagir a ação do inimigo. Desejo que vocês cheguem ao cume da santidade em vossas casas. Mas após tudo o que passamos no deserto com o Cristo encontramos após esta longa caminhada, um caminho santo.

O Deserto é recomeço!

Se formos ler as Sagradas Escrituras, após a passagem de Jesus no deserto iremos perceber o grande inicio da Missão de Cristo. Que não foi apenas de anunciar o evangelho de Cristo via Oral, mas nos milagres. Quando Jesus sai do Deserto ele opta em receber o Batismos do Cristo, e este batismos nós devemos buscar na Eucaristia e no irmão. O deserto é um tempo de revelação como já vimos, e é la onde o Cristo nos mostra  a missão a ser cumprida por cada um de nós. Moisés passou muitos dias no deserto (Êxodo 2) até que o Cristo o revela o que deve ser feita por ele com o povo onde ele vivia. O deserto para Moisés foi um lugar onde Deus escolheu para dar treinamento a Moises em sua futura carreira, onde ele passaria quarenta anos pastoreando ovelhas. O nosso deserto pode também ser visto desta maneira, um momento de preparação para que possamos realmente exercer nossa Missão designada por Deus. Depois de uma longa caminhada aprendemos realmente muito, e saímos de la renovados com a força do Espirito Santo, que tudo faz novo. Não somos mais os mesmo, somos Novos em Cristo.

São esses 5 motivos que eu tenho que ir ao deserto. Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. E o deserto é um ótimo lugar para esta renovação. Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado, o momento de exame de consciência de rever as nossas práticas, e as nossas ações, para que assim no Domingo da Páscoa possamos ressurgir vitoriosos no Cristo. Neste tempo é de grande importância as penitências, jejuns e as Via-Sacras para que assim possa ser uma oportunidade de estarmos mais perto de Deus.

Quaresma, é um tempo onde nos decidimos entrar no deserto e fazer este Retiro para assim iniciarmos a nossa Missão de Cristãos!

Uma Boa e Santa Quaresma!

Seu irmão,



Grupo de Oração Sagrado Coração - Roberto Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.