1 de março de 2013

Qual a função de um carmelengo?

Blog Evangelizando!


Sé Vacante



O Carmelengo é o encarregado de gerenciar o Vaticano durante a Sé Vacante. Atualmente, esta função, na Igreja, está sob a responsabilidade do Cardeal italiano Tarcísio Bertone. É ele quem preside a Câmara Apostólica e cuida dos bens e direitos temporais da Santa Sé.
Até que o sucessor do Papa seja escolhido, o Cardeal Camerlengo serve como o Chefe de Estado atuante do Vaticano. Ele não é, entretanto, responsável pelo governo da Igreja Católica durante a Sé Vacante, sendo portanto impossibilitado de tomar ações próprias do Sucessor de Pedro, como escrever encíclicas, criar ou unir dioceses, nomear bispos, etc.
Com a morte ou renúncia de um Papa, o Carmelengo é o único que mantém seu cargo, pois é ele quem cuida de todos os preparativos para o início do Conclave. Segundo a Constituição ‘Universi Dominici Gregis’, compete a ele também lacrar os aposentos e escritórios do Papa até que um novo Pontífice seja eleito; bem como comunicar oficialmente a morte ou renúncia do Papa ao Cardeal Vigário de Roma, que por sua vez, dá a notícia ao povo com notificação especial, e também ao Cardeal Arcipreste da Basílica Vaticana.
É ele quem decide o dia em que devem iniciar as congregações gerais para a preparação da eleição do Papa (art. 11). Neste caso, em especial, o Papa Bento XVI publicou um documento autorizando a antecipação do Conclave caso todos os cardeais estejam presentes em Roma.
Com o início do Conclave, cabe ao Carmelengo, no início do processo da eleição, assegurar, com a colaboração externa do Substituto da Secretaria de Estado, o fechamento da Domus Sancatae Marthae, da Capela Sistina, e dos ambientes destinados às celebrações litúrgicas às pessoas não autorizadas. Além de receber o juramento dos cardeais sobre a observância do segredo do voto (art. 48).
É obrigação dele vigiar com diligência, junto aos três Cardeais Assistentes pro tempore, para que não seja, de modo algum, violada a confidencialidade do que ocorre na Capela Sistina durante o Conclave.
Camerlengo é um título que deriva do latim camerarius e significa “adido à câmara” (ficando geralmente subentendido “do tesouro” e “do soberano”).
O Cardeal Tarcísio Bertone, 78 anos, foi nomeado camerlengo em abril de 2007. Nascido numa pequena região italiana do Piemonte, o salesiano esteve ao lado do então Cardeal Ratzinger [Bento XVI] quando este ainda era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (1995-2002). Em 2006, Bertone foi nomeado Secretário de Estado do Vaticano.
Fonte: Especiais Papa

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.