26 de março de 2013

Oração do Pai-nosso: Estrutura

Oração do Pai nosso: Estrutura
Blog Evangelizando!

Olá amigos quero em duas publicações explicar um pouco sobre a oração do Pai nosso, a oração que o próprio Deus nos ensinou. Nesta primeira publicação, vamos ver um pouco da estrutura desta oração, quais são os perdidos que por ela fazemos a Deus e as necessidades que também apresentamos a Deus através desta belíssima oração.


1° Parte
Pai nosso que estais no céu
Santificado seja o teu nome
Venha a nós o teu reino
Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu

2° Parte
O pão nosso de cada dia nos- dai hoje Perdoai-nos as nossa ofensas Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal amém


      “Um Dia Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos lhe pediu: ‘Senhor, ensina-nos a rezar como João ensinou a seus discípulos’. Ele lhes disse: ‘Quando rezardes, dizei: Pai...”’(Lc 11,1-2). O Pai-nosso não é uma oração a mais entre muitas outras. É a oração dos discípulos de Jesus. A oração que o Mestre ensinou e deixou como distintivo de seus seguidores. Nela podemos descobrir os desejos mais íntimos de Jesus e suas aspirações mais profundas.

        Por isso não é de estranhar que os cristãos sempre tenham considerado o Pai-nosso como uma síntese do Evangelho. Tertuliano o chamava Breviarium totius Evangelii. No Pai-nosso encontramos o ensinamento nuclear de Jesus, sua mensagem de salvação, seu programa de vida. Nele está condensado em poucas palavras o Evangelho de Jesus Cristo e traduzido à linguagem vital da oração. Se compreendermos bem seu conteúdo e sua aspiração compreenderemos também a mensagem mais original de Jesus e seu Espírito  mais profundo.

        Sua estrutura é simples. Começa com uma invocação que indica com clareza a quem é dirigida a oração: “Pai nosso que estás no céu”. Seguem-se duas partes bem definidas que convém distinguir, pois marcam duas atitudes básicas no orante.


Na primeira parte são feitos três pedidos que vêm expressos no subjuntivo. São formulas breves – “Santificado seja”, “venha”, “seja feita” – que encerram três grandes desejos centrados em Deus: seu nome, seu reino, sua vontade. Na segunda parte, ao contrário, encontramos quatro pedidos em forma imperativa, que é o próprio da oração de petição. São fórmulas mais longas que estão centradas agora nas necessidades do ser humano: “Dá-nos o pão”, “perdoa-nos as nossas ofensas”, “não nos deixes cair em tentação”, “livra-nos do mal”.

Portanto, na primeira parte, a atenção se dirige ao próprio Deus. O orante lhe exprime seus três grandes desejos: que esse nome de “Pai” seja glorificado, que seu reino venha estabelecer-se no mundo, que se torne o quanto antes realidade sua vontade de salvar a humanidade. Na segunda parte o olhar se volta para a vida concreta dos seres humanos para fazer a Deus quatro pedidos vitais. Nossa vida é frágil, está ameaçada pela força do mal e exposta a perigos permanentes. O orante confia ao Pai a existência concreta dos seres humanos para pedir-lhe pão, perdão, ajuda diante da tentação e libertação do mal.
         Essas duas partes do pai-nosso nunca devem ser separadas, pois formam uma só oração. É o próprio orante que se dirige ao Pai do céu. Primeiro, para expressar-lhe seus desejos ardentes de ver realizada a obra salvífica do Pai. Depois, para apresentar-lhe as necessidades mais urgentes da humanidade. Os desejos sublimes da primeira parte serão realidade quando o ser humano encontrar resposta concreta para sua necessidade de ser salvo da precariedade do pecado e do mal. 

Resumo do Livro Pai-nosso (Orar com o Espirito de Jesus)


0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.