4 de março de 2013

Começam hoje as Congregações do Colégio Cardinalício. Mas você sabe o que é isso e para que serve?

Blog Evangelizando!


Muitos cardeais residem em Roma e portanto já estão lá. Outros já chegaram, e o restante deles chegará em breve para participar dos eventos que antecedem o Conclave e que começam hoje (04/03): As Congregações do Colégio Cardinalício. Os purpurados brasileiros já estão lá. Mas você sabe o que é uma Congregação e que papel isto tem para o Conclave que começará em breve? Quem responde isso para você é o Cardeal Brasileiro Dom Odilo Scherer (entrevista exclusiva da Radio Vaticana).
Ouça a resposta com atenção clicando na setinha abaixo:
Dom Odilo – “Vamos explicar o termo ‘congregações’, que ajudará a entender o resto: As congregações são reuniões (congregar, reunir) dos Cardeais antes que seja iniciado o Conclave. Os cardeais começam a se reunir nesta segunda, 4, e poderão participar todos os cardeais, até os idosos, que já passaram de 80 anos. Começarão a se reunir para conversar, para colocar em comum, para começar justamente a fazer uma grande tomada de consciência da situação da Igreja, das realidades que estão diante de nós, do que a Igreja precisa enfrentar, e naturalmente, no meio de todas estas considerações, vai se esculpindo também o perfil daquele que deve assumir o papel de sucessor de Pedro”.
“Por isso, dizer que antes do Conclave já se tem os candidatos prontinhos também faz parte da fantasia, que compreendemos tão bem, mas não é a realidade do que realmente significa, de agora para frente, o trabalho do Colégio Cardinalício. Os cardeais vão se reunir, refletir, com muita transparência e fraternidade, e senso de responsabilidade pela Igreja como um todo, farão exatamente isso: refletirão sobre o que a Igreja precisa fazer daqui por diante, como, quais são os destaques, os pontos mais salientes da missão daquele que será o Papa, e claro, neste conjunto de reflexões, vai se fazendo o perfil do novo Papa. Depois os cardeais que irão ao conclave votarão”.
RV – Todos têm a faculdade de se manifestar, de expor suas realidades e assim vai se discernindo sobre o que cada um pensa? É assim que se define um perfil?
Dom Odilo – “Sim, é isto mesmo. Nas congregações, ou seja, nas reuniões prévias, todos poderão se manifestar. É claro, haverá um regulamento, com um tempo preciso para cada um. Não pode que alguém ocupe meia hora a tribuna, porque precisa dar tempo aos outros também. Não serão só reflexões, haverá também orações. Nós rezaremos, a invocação do Espírito Santo é constante. Enfim, este é o grande momento do discernimento para depois chegar às tomadas de decisões”.
RV – As Congregações são secretas?
Dom Odilo – “Eu penso que sim, por enquanto ainda as disposições não foram dadas, mas é evidente que sim”.
A primeira congregação começa às 9h30 desta segunda-feira e a segunda é ainda hoje na parte da tarde, às 17h. Fique atento: assim que tivermos notícias, publicaremos aqui no blog.
Fonte: Blog Dominus

Veja este vídeo com a chegada dos Cardeais para Primeiro Encontro:
           

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.