4 de março de 2013

A primeira congregação do colégio cardinalício teve a participação de 103 cardeais com direito a voto


Blog Evangelizando!

Terminou agora no novo Salão da Sala Paulo VI a primeira congregação do Colégio Cardinalício. Uma segunda reunião está marcada ainda para hoje às 17 horas. Como disse ainda hoje cedo, estes são os primeiros passos que levarão os cardeais para escolher nos próximos dias, a data de início do Conclave para eleger o novo Papa. O diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que 142 cardeais compareceram a reunião, dos quais 103 com idade para votação. Estão previstas ainda a chegada de 12 cardeais. E importante lembrar que espera-se que 115 cardeais participem do Conclave.
A reunião começou com a oração do Veni Sancte Spiritus. Em seu discurso de boas-vindas, o cardeal Angelo Sodano, decano, falou da importância deste evento. Em seguida, houve a cerimônia do juramento de todos os cardeais. O Cardeal Camerlengo Tarcisio Bertone propôs, aprovado, que o padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, manter-se na parte da tarde a primeira meditação sobre as congregações gerais. O Colégio dos Cardeais, também aprovou a proposta do Cardeal Sodano reitor para enviar uma mensagem ao Papa emérito.
Segundo o Padre Lombardi, esta primeira reunião teve uma atmosfera de serenidade e  grande desejo de unidade: Um começo positivo para esta intensa jornada que vai durar uma semana e vai definir a data do início do Conclave.
Fonte: Blog Dominus


0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.