25 de fevereiro de 2013

São Paulo e o Brasil precisam de Dom Odilo Scherer.

Blog Evangelizando!


Precisamos de pastores viris. Há tempos que bispos e sacerdotes piedosos vêm lembrando isto. O falecido Dom Eugênio Sales dizia, por exemplo, que o problema da Igreja é de alfaiataria: temos pouca calça e muita renda. É claro que se tratava de uma brincadeira do cardeal, mas não deixa de expressar uma necessidade de nossos tempos. Quando os inimigos da Fé são muitos e estão em todos os lugares – e o tempo todo –, rondando o povo de Deus e ameaçando sua integridade, urge que os sacerdotes tomem uma atitude. “Quem poupa o lobo, sacrifica as ovelhas”, diz um velho adágio. Nada mais verdadeiro.
Por que estou falando disso?
O pessoal do complexo pucusp está em polvorosa. A Santa Sé – de quem a PUC herdou os termos “pontifícia” e “católica” – reconheceu a escolha do cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, em nomear para a reitoria da Universidade a professora Anna Cintra. Mas, vocês sabem como é… Em tempos de hostilidade à religião, repetir com a Tradição católica “Roma locuta, causa finita” não costuma funcionar… Por isso, os universitários decidiram continuar com sua histeria irracional em pedir uma “PUC laica”. É absurdo? Pois é, mas, aparentemente, eles não veem nenhuma incoerência nisto. Estão dentro de uma instituição católica, e querem que ela deixe de sê-la; estudam em uma universidade alinhada à Igreja, mas vociferam, quase com desespero, contra a Cruz, pedindo “laicidade”.
Ora, entendemos muito bem que do argumento de que “o Estado é laico” nossa esquerda anticristã tem usado e abusado. Mas, ainda que negar a interferência da religião no debate público fosse uma posição legitimamente democrática – não é! -, chega a ser cômico ver quererem fazer isto em um ambiente sabidamente religioso, cristão, católico.

Dom Odilo Scherer celebrando a Festa da Cátedra de São Pedro na PUC vem lembrar isto aos laicistas arruaceiros. O cheiro do incenso perfumando a Cruz incomoda quem está habituado a defender a poluição por outro tipo de fumaça (se é que vocês me entendem). Vem lembrar a estes filhos de Woodstock que “Deus não morreu” – e que este pensamento não cabe na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Assistam ao vídeo abaixo. Foi filmado em algum momento antes ou depois do ato litúrgico celebrado na faculdade.
             

“Confesso, por fim, que em certos momentos temi pela segurança de D. Odilo e dos padres que o seguiam. Os alunos que protestavam, por mais que tentassem fazer um ato com ‘roupagem’ democrática, estavam em postura acintosamente agressiva, tentando impedir com seus cartazes que as pessoas pudessem ver o Cardeal ou se aproximassem dele, pois chegaram 3 horas antes e se posicionaram com essa intenção. Estavam muitíssimo próximos dele (provavelmente o tocavam) e eram uns 200 ao final. E, quando urravam palavras de ordem, pareciam uma turba difícil de controlar e sem muita noção de auto-controle (sic).”
São os arautos da tolerância e democracia, vejam só! Por isso, sou contra chamarem isto que estão fazendo na PUC de “manifestação” (Reinaldo Azevedo também protestou contra o termo, ao se referir ao motim que os simpatizantes de Cuba fizeram durante a recente visita de Yoani Sánchez ao Brasil). Manifestação não. O que estão fazendo na PUC é arruaça mesmo, motim, baderna. Dom Odilo já tomou sua decisão, amparado pelo Estatuto da Universidade. Não adianta espernear. Anna Cintra é reitora da Pontifícia Universidade Católica, goste ou não o complexo pucusp.
Para encerrar, deixe-me voltar à minha ideia primeira – a de que a Igreja precisa de pastores viris. Eu – e outras centenas de católicos em todo o Brasil – consigo ver esta imagem em Dom Odilo Scherer: a de um pastor viril, um homem valente. E os ocorridos deste dia 22 dão testemunho de que este é mesmo um homem de coragem.
Ele será Papa?, perguntam. Frei Rojão responde (e eu subscrevo): “D. Odilo muito provavelmente não será eleito papa no próximo conclave. E comigo dou graças a Deus. São Paulo e o Brasil precisam dele.”
É isto. São Paulo e o Brasil precisam de Dom Odilo e de sua coragem. Força, Eminência!

Fonte: Ecclesia Una

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.