Blog Evangelizando!
Por que usar sinais religiosos no corpo?
É comum vermos pessoas com diversos sinais religiosos no corpo, tais como crucifixos, escapulários, taus franciscanos, medalhas e outros.
Mas, para nós cristãos católicos, por que usar estes sinais? Para dar testemunho da fé que professamos? Para identificarmo-nos como cristãos católicos na sociedade?
Estes são motivos que justificam o uso destes sinais, mas particularmente eu prefiro adotar um motivo em especial. A primeira vez que ouvi alguém dizendo que usava um Tau Franciscano como uma forma que Deus tinha para lembrá-lo de suas atribuições foi em uma missa com o Pe. Antônio Furtado.
O que eu tomei para minha vida das palavras deste sacerdote foi que os sinais religiosos que usamos têm como finalidade para nós fazer-nos estar sempre atentos para com nossa conduta, não apenas no testemunho que damos, mas também na nossa vida sacramental e de oração.
O tau que eu mesmo uso, com uma medalha de Sto. Antônio de Pádua, faz com que eu esteja sempre a me lembrar de fazer minha oração diária, de ir à missa sempre que possível (atualmente, participo da Santa Eucaristia cinco vezes por semana), da minha confissão sempre que necessária e dos votos de pobreza, obediência e castidade, que procuro viver a exemplo dos santos franciscanos.
Usar um sinal religioso distingue uma pessoa das demais, porém faz com que esta pessoa traga consigo o peso da Igreja, pois, para aqueles que não conhecem a Deus na Igreja Católica, as pessoas que mostram-se católicas são as suas referências.
Termino este texto comentando as palavras de Jesus (Mt 26, 41):
"Vigiai e orai para que não entreis em tentação.
O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
Complemento estas palavras dizendo: "sede vigilantes para não cair nas tentações e para que outros não venham a cair pelo vosso contra-testemunho".
Que Deus nos ajude em nossa peregrinação terrestre.
Amém!
Fonte: Um engenheiro católico
0 comentários:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.