5 de fevereiro de 2013

Jovem de 25 anos põe fogo em Igreja na Albânia

Blog Evangelizando!

Franciscanos não levaram a sério as ameaças de um jovem e saíram. Quando retornaram pela tarde, encontraram a Igreja em chamas.


No domingo, 20 de janeiro, um jovem com problemas mentais colocou fogo na Igreja da padroeira dos franciscanos, a Imaculada Conceição, tutelada pelos Frades Menores Conventuais da cidade de Fier, Albânia, ao sudeste da Europa.

Em uma nota publicada pelos Franciscanos Menores Conventuais em seu site, frei Toma Lesniak explica que o jovem de 25 anos se aproximou ao meio dia ao templo e procurou o superior da missão, padre Jaroslav Cár, e lhe fez uma pergunta: "Os frades acreditam no mesmo Deus que o Papa acredita?".

"Dava a impressão de estar drogado. Quando escutou a resposta afirmativa, ameaçou os missionários a não deixá-los jamais mais em paz", mas "ninguém podia imaginar que teria podido terminar fazendo um ato tão grave", explica o padre Lesniak.

Os religiosos não tomaram a sério as ameaças e saíram do recinto. Quando retornaram pela tarde, encontraram a Igreja em chamas.

O jovem não tentou escapar e declarou à polícia que foi ele mesmo o responsável pelo incêndio. Permaneceu junto ao lugar dos fatos, inclusive quando chegaram os bombeiros para apagar o fogo.

Agora, os religiosos deverão celebrar a missa nos bunkers anti-aviões fabricados de cimento armado que ainda persistem no país e cuja construção se remonta ao período comunista. A Igreja da Imaculada era única que os franciscanos possuíam no país.

A comunidade dos franciscanos na Albânia é pequena, forma parte da Custódia provincial da Eslováquia, e foi aberta no ano 2008. Os filhos de São Francisco celebram agora em Assis (Itália) seu capítulo geral, e esperam a construção de uma nova pequena igreja no país albanês, de maioria muçulmana.

Segundo um estudo demográfico do Pew Research Center, a porcentagem de muçulmanos no país alcança quase 80 por cento. O resto corresponde à população cristã.

Fonte: ACI Digital

Da redação do Portal Ecclesia e Blog Evangelizando.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.