23 de novembro de 2012

Ano da Fé: Momento de escuta da Palavra de Deus


Compreender mais profundamente o fundamento da fé cristã. Este é o chamado do Papa Bento XVI para o Ano da Fé, que começa no dia 11 de outubro e termina em 24 de novembro de 2013.

A Congregação para a Doutrina da Fé lançou uma nota com indicações pastorais para se viver bem o Ano da Fé.

Na publicação, a Congregação para a Doutrina da Fé destaca que este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é “o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”.

O Ano da Fé é aberto no próximo dia 11 de outubro em uma Solene Celebração Eucarística presidida pelo Papa Bento XVI, no Vaticano.

De acordo com o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, a proposta é fazer com que a beleza e a centralidade da fé cheguem até as pessoas que não conhecem Jesus Cristo e também as pessoas que foram evangelizadas, mas que se esqueceram de Jesus.

“O Ano da Fé é dirigido a toda a Igreja, a todos os cristãos, a todos os batizados para que seja realmente um tempo de graça”, afirmou Dom Damasceno.

O Cardeal ressaltou que o Ano da Fé deve ser um momento para propor a leitura dos documentos do Concílio Vaticano II e aprofundar a sua reflexão para encontrar uma luz para nos guiar como cristãos no mundo de hoje.

“Uma maneira de difundir os Documentos, frutos do Concílio Vaticano II, é promover cursos para que os fiéis possam conhecer melhor esses documentos. O Concílio Vaticano II interpretado autenticamente, em sintonia com o magistério da Igreja é uma luz, uma bússola que orienta a vida pastoral da Igreja e a sua caminhada nos dias de hoje”, acrescentou.
Dom Damasceno afirmou que cabe a cada cristão, nestes quatro anos de celebração do Concílio Vaticano II, deve aprofundar e conhecer os frutos do Concílio.

Para o Cardeal, uma das maneiras de reforçar, reavivar e aprofundar a fé católica é se aproximar da Palavra de Deus.

O Padre João Batista Libânio, sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e autor de uma vasta obra teológica também reforça o convite aos fiéis para se aproximarem cada vez mais da leitura da bíblia, principalmente durante o Ano da Fé.

“A Palavra de Deus é a alma da teologia. Portanto, toda catequese e estudo da fé partem da Escritura, deixam-se iluminar por ela e levam a aprofundá-la”, afirmou.

“A renovação da fé deve ser prioridade, um compromisso de toda a Igreja nos nossos dias”, finalizou Dom Raymundo Damasceno Assis.

Fonte: http://www.a12.com/vaticano2/ano-da-fe-momento-de-escuta-da-palavra-de-deus/

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.