7 de junho de 2014

Vem ó Espírito Santo





























Pentecostes, um novo sopro do Espírito Santo em nossa alma, em nossa vida. Neste Domingo de Pentecostes abramos o nosso pequeno e necessitado coração para o agir do Espírito Santo de Deus. Diz São João Maria Vianney sobre o Espírito Santo: “O homem nada é por si mesmo, mas é muito com o Espírito Santo.”. 

Deixai-vos guiar pelo Santo Espírito do Senhor, deixai que ele através de vós faça os propósitos de Deus; habitando e gerando frutos em teu coração. Deixai-vos batizar pelo Espírito do Senhor que vem sobre nós. São João XXIII dizia algo sobre ajudar o Espírito Santo: “Não é o Espírito Santo que me ajuda, sou eu que ajudo o Espírito Santo, porque ele já faz tudo.” Nada pode o Espírito Santo fazer em nós, se antes não deixarmos que ela aja, se antes eu não abrir o coração.

O Espírito Santo é aquele que brota em nosso coração o desejo e o anseio pela santidade, de está unido ao Senhor, ele mesmo que nos santifica, e nos faz desapega-se das coisas terrenas e desejar o céu. São João Maria Vianney, o Cura d’Ars perguntava: “Por que é que os santos eram tão desapegados da terra? Ele respondeu: Porque se deixavam conduzir pelo Espírito Santo.”

“Foi por isso que a Santíssima Virgem nunca pecou. O Espírito Santo fazia-lhe compreender a fealdade do mal. Ela fremia de susto à menor falta.” Diz São Cura d’Ars. Uma alma que tem a presença do Espírito Santo tem-se gosto por escutar a Palavra de Deus, buscar os sacramentos, ser intimo do Senhor; deseja o céu, faz somente a vontade de Deus, tem nojo do pecado e busca de todas as formas não mais pecar. 

Ser santo é ser guiado pelo Espírito Santo. Os santos eram colaboradores deste Espírito, este mesmo Espírito do Senhor nos abri os olhos e guia o nosso coração à superar as dificuldades e tentações. É o santo Espírito do Senhor que nos abri aos dons, que nos faz dá frutos e rege a nossa vida. 

Cura d’Ars ainda nos diz: “O Espírito Santo é como um homem que tivesse um carro com um bom cavalo, e que nos quisesse levar à capital. Teríamos só que dizer sim e pular dentro... É realmente um belo negócio dizer sim!... Pois bem! O Espírito Santo quer levar-nos para o céu; temos só que dizer sim e deixarmo-nos conduzir.” 

Santo Agostinho ainda nos fala em um de seus sermões do Espírito Santo quando veio sobre os discípulos: “Aquele vento purificava os corações da palha carnal; aquele fogo consumia o feno da antiga concupiscência; aquelas línguas em que falavam os que estavam plenos do Espírito Santo prefiguravam a futura Igreja, mediante as línguas de todos os povos.” Deixemo-nos assim, que o Espírito Santo aja em nós e purifique o nosso coração. 


Referências:
 Sermões de São João Maria Vianney
 Sermões de Santo Agostinho, 271, Lecionário Patrístico Dominical

Iury Nascimento
Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza e criador do Blog Evangelizando

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.