6 de fevereiro de 2014

Estudo espiritual do tempo quaresmal - Parte 1

Estudo espiritual do tempo quaresmal - Parte 1
O tempo litúrgico da Quaresma como o conhecemos hoje sofreu uma evolução ao longo da história da Igreja. Nesta série de artigos, procuraremos trabalhar a riqueza da  teologia e espiritualidade deste tempo.

Nosso estudo tem como fonte a carta circular: Paschalis Sollemnitatis - A Preparação e Celebração das Festas Pascais (Congregação para o Culto Divino - 16 de janeiro de 1988).

O caminho penitencial do tempo quaresmal é um tempo de graça. A Quaresma tem dupla característica: preparar os catecúmenos que serão admitidos aos sacramentos da iniciação cristã; e os fiéis por meio da escuta frequente da Palavra de Deus e de uma oração mais intensa, são preparados coma Penitência para renovar as promessas do Batismo (6).

A vigília pascal é considerada o tempo mais propicio para celebrar os sacramentos da iniciação cristã. As comunidades eclesiais que não possuem catecúmenos são convidadas a orar por aqueles que em outras comunidades receberão os sacramentos da iniciação cristã (7-8).

Os domingos da Quaresma tem sempre a precedência também nas festas do Senhor e em todas as solenidades. As solenidades que coincidem com os domingos da Quaresma, são antecipadas para o sábado (11).

O conteúdo das homilias de domingo deve instruir catequeticamente os fiéis sobre o mistério pascal e sobre os sacramentos, com explicação mais cuidadosa dos textos do Lecionário, sobretudo as perícopes do Evangelho, que ilustram os vários aspectos do Batismo e dos outros sacramentos e também a misericórdia de Deus (12).

Os fiéis são convidados a participarem com frequência das missas feriais e, quando não for possível, sejam convidadas a ler pelo menos os textos das leituras correspondentes, em família ou em particular (13).

Os pastores estejam mais disponíveis para o ministério da Reconciliação e, ampliando os horários para a confissão individual, facilitem o acesso a este sacramento (15).

Na Quaresma não se colocam flores no altar e o som dos instrumentos é permitido só para sustentar o canto, no respeito a índole penitencial deste tempo.  Omite-se o Aleluia em todas as celebrações, desde o início da Quaresma até a Vigília pascal, também nas solenidades e festas. Os cantos sejam escolhidos de acordo com o tempo quaresmal e correspondam o mais possível aos textos litúrgicos (16-19).

Padre Flávio Sobreiro
Colunista do Blog Evangelizando. (+ artigos)
Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Estudou filosofia na PUC Campinas e teologia na Faculdade Católica de Pouso Alegre. Site: http://blog-lumenchristi.blogspot.com.br/

* Os números entre parênteses correspondem as citações retiradas da carta circular: Paschalis Sollemnitatis - A Preparação e Celebração das Festas Pascais

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.