9 de outubro de 2013

As lições de uma imagem quebrada

As lições de uma imagem quebrada
Aproximando-se a Festa da Padroeira do Brasil, volto meu olhar para a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida e me vêm alguns pensamentos que quero compartilhar com todos os meus irmãos.

A imagem de Aparecida é uma imagem da Imaculada Conceição, encontrada no Rio Paraíba com a cabeça quebrada e separada do corpo. Seu encontro foi ocasião de um grande milagre, uma nova pesca milagrosa.

A imagem, desde logo, começou a ser cultuada pelo povo, e chamada de “Aparecida”.

Muitos milagres compõem a história desta pequena imagem, que encontrada quebrada, foi restaurada. E no ano de 1978 foi novamente quebrada, ou melhor, despedaçada, em 165 fragmentos. E mais uma vez foi refeita, pedaço por pedaço, recuperando sua integridade e beleza.

O que esta imagem nos ensina?

Deus faz grandes coisas com pequenos instrumentos. Quantas imagens em perfeito estado, lindas, grandes, policromadas havia no Brasil naquela época! Deus se serviu de uma pequenina, quebrada, de cor escura, talvez jogada fora no rio.

Na imagem de nossa Mãe, o Magnificat foi mais uma vez realizado. Deus olhou a pequenez, a nulidade desta imagenzinha quebrada e abandonada. E partir de então todas as gerações de Brasileiros se curvam diante dela e vão até lá pedir e agradecer.

A imagem de Aparecida é muito frágil por isso duas vezes ao menos esteve quebrada. Na primeira não sabemos a causa, na segunda foi quebrada por mão humana, de um filho que não conseguia entender o que é uma imagem, um sinal. Mas da mesma forma que ela é frágil para ser quebrada, é também maleável para ser refeita, colada, restaurada.

Podemos ver aqui uma imagem de nossa humanidade, tão frágil, formada de um barro muito fraquinho, cuja marca é “Adão”. Quebramos facilmente e às vezes nos quebramos, nos destruímos. Mas a mão do divino oleiro sempre se estende em nossa direção para nos remodelar e nos fazer ainda mais belos.

Temos nós a mesma maleabilidade da Imagem de Aparecida. Somos abertos à graça de Deus? Aceitamos que somos quebradiços? E confiamos que Deus, com sua misericórdia, pode nos remodelar?

Virgem quebrada, refeita, restaurada, novamente despedaçada, e mais vez uma maravilhosamente reconstituída, ensinai-nos que somos barro, que somos pó, por isso somos tão fracos. Lembrai-nos sempre também somos aquele pó, aquela terra que Deus quer elevar até Si, quer transformar. E quando nos quebrarmos, que venha ao nosso encontro mais o Artista divino, para nos refazer, nos remodelar, devolvendo-nos a alegria de sermos duas vezes a obra de Suas mãos.

Por Pe. Gaspar S. C. Pelegrini
Fonte: http://www.adapostolica.org



1 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.