Blog Evangelizando!
Um dos encontros da programação especial do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) é o almoço com 12 jovens representantes dos cinco continentes. A refeição será realizada na sexta-feira, 26, no Palácio São Joaquim, residência oficial do arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, dom Orani João Tempesta. Os preparativos estão sendo organizados por uma equipe comandada pela irmã Zilá, superiora do Palácio, e o cardápio ficou por conta da cozinheira Juraciara Nabuco. A acolhida do Papa será com simplicidade.
Paroquiana de São Mateus no bairro Oswaldo Cruz, Juraciara já trabalha há cinco anos no Palácio. Ela conta que não imaginava cozinhar para o Papa. "Eu não acredito até agora. É uma coisa inacreditável", diz emocionada.
Para a ocasião, a cozinheira programou um prato especial: arroz com abóbora, invenção dela, filé recheado com queijo provolone e aspargo na manteiga. Para beber, vinho, e de sobremesa, o Papa e os jovens terão três opções, uma delas será mousse de maracujá. Segundo a irmã Zilá, a sobremesa foi um pedido da comitiva do Vaticano, que alegou que todos que vêm ao Brasil e provam o mousse, gostam.
Um pouco de história
Construído na primeira década do século XX, o Palácio é parte da história do início da república brasileira. Foi a residência oficial do primeiro cardeal da América Latina, o cardeal Arco Verde, e faz parte de um acordo entre Igreja e Estado.
Na época, início do regime republicano do Brasil, a capital do Estado, que até então era o Rio de Janeiro, construiu o palácio para ser uma das repartições públicas do novo governo. No mesmo período, a Santa Sé decidiu enviar um cardeal para a Província do Prata formada por Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, a mais antiga da América Latina. O país escolhido foi a Argentina, mas ainda ia precisar construir um palácio para o cardeal.
O governo brasileiro acreditava que a presença do cardeal no país reforçaria o novo sistema político e por isso ofereceu o palácio recém-construído para ser a residência oficial. Assim, o Vaticano transferiu o cardeal para o Brasil que foi morar no Rio de Janeiro em vez de em Buenos Aires. O Palácio, por sua vez, construído em divisões de salas, precisou ser adaptado para abrigar o cardeal Arco Verde.
Acervo artístico do Palácio
O projeto imponente do arquiteto espanhol Morales de Los Rios, tem um estilo eclético próprio da época que rompia com o antigo e tentava inovar. Construído em pó de pedra, o material mais moderno e valioso do início do séc. XX, o Palácio tem poucos elementos religiosos. Os estuques são com flor de acanto e as pinturas de istence dos corredores são com elementos fitomórficos. Os poucos elementos religiosos foram colocados na adaptação do Palácio.
De acordo com o Padre Wanderson Guedes, restaurador formado pela escola de Belas Artes, a Capela e a Sala do Trono foram adaptadas. "Os estuques da Sala do Trono foram adaptados com elementos religiosos. A capela do Palácio não é uma capela projetada. Ela não tem nada que marque a estrutura de uma capela", diz.
Os móveis do Palácio são de diferentes épocas e estilos. Do período pré-colonial ao eclético, todos foram construídos com madeira nobre. E o jardim do Palácio tem a preocupação de retratar as de diferentes regiões e climas do Brasil com várias árvores frutíferas como saputi, eugenia e manga.
E uma curiosidade: o Palácio São Joaquim fica no bairro da Glória, vizinho ao bairro sede do governo local da época, o Palácio do Catete. Segundo padre Guedes, isso mostra outra característica da época, a busca por manter Igreja e Estado próximos, apesar da separação do Regime Republicano.
Fonte: Rio 2013
0 comentários:
Postar um comentário
Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.