29 de junho de 2013

Papa Francisco comemora aniversário de ordenação episcopal

Papa Francisco comemora aniversário de ordenação episcopal
Blog Evangelizando!

Poucos meses e muitos quilômetros separam o Papa Francisco de suas duas últimas dioceses.  Antes de assumir o Papado, o cardeal Jorge Mario Bergoglio foi arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires. O bispado de Roma é uma continuação da missão episcopal conferida ao Santo Padre há exatos 21 anos, no dia 27 de junho de 1992. A Igreja celebra o seu primeiro aniversário de ordenação episcopal sob o título de Papa.

Uma vez que trilhou essa missão episcopal na Argentina, Papa Francisco assume alegremente um novo caminho em sua vocação ao Sacramento da Ordem. Por isso, quando se refere a si mesmo nas homilias, discursos e catequeses, mostra preferir fazer referência a sua posição como Bispo de Roma entre os outros títulos.

Ordenação Episcopal

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 1557 e 1558, a ordenação episcopal confere a plenitude do Sacramento da Ordem, faz do Bispo o legítimo sucessor dos Apóstolos, insere-o no Colégio episcopal, partilhando com o Papa e os outros Bispos a solicitude por todas as Igrejas, e confere-lhe a missão de ensinar, santificar e governar.


Já o Papa, Bispo de Roma e Sucessor de São Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja. É o vigário de Cristo, cabeça do colégio dos bispos e pastor de toda a Igreja, sobre a qual, por instituição divina, tem poder, pleno, supremo, imediato e universal.

Fonte: Jornada Mundial da Juventude

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.