15 de maio de 2013

Na íntegra catequese do Papa Francisco sobre a ação do Espírito Santo

Na íntegra catequese do Papa Francisco sobre a ação do Espírito Santo
Blog Evangelizando!


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje eu quero me centrar na ação que o Espírito Santo realiza na condução da Igreja e de cada um de nós rumo à Verdade. Jesus disse aos discípulos: o Espírito Santo “vos guiará à verdade” (Jo 16:13), sendo ele mesmo “o Espírito da verdade” (cf. Jo 14:17, 15:26, 16:13).

Vivemos em uma época em que se é cada vez mais cético em relação à verdade. Bento XVI falou muitas vezes sobre o relativismo, a tendência de acreditar que não há nada de definitivo e a pensar que a verdade venha pelo consentimento ou por aquilo que queremos.

Surge a pergunta: existe realmente “a” verdade? O que é “a” verdade? Podemos conhecê-la? Podemos encontrá-la? Aqui me vem à mente a pergunta do procurador romano Pôncio Pilatos quando Jesus revela o sentido profundo de sua missão: “O que é a verdade?” (Jo 18,37.38). Pilatos não consegue entender que “a” Verdade está diante dele, não consegue ver em Jesus a face da verdade, que é o rosto de Deus. E Jesus, de fato, é a Verdade que, na plenitude dos tempos, “se fez carne” (Jo 1,1.14), veio a nós para que nós a conhecéssemos. A verdade não se agarra como uma coisa, a verdade se encontra. Não é uma posse, é um encontro com uma Pessoa.

Mas quem nos faz reconhecer que Jesus é “a” palavra da verdade, o Filho unigênito de Deus Pai? São Paulo ensina que “ninguém pode dizer ‘Jesus é o Senhor!’ senão pelo Espírito Santo” (ICor. 12,3). É o Espírito Santo, o dom de Cristo ressuscitado, que nos faz reconhecer a verdade. Jesus o define como o “Paráclito”, que significa “aquele que vem em nosso auxílio”, que está do nosso lado para nos apoiar neste caminho de conhecimento e, na Última Ceia, Jesus assegura aos discípulos que o Espírito Santo os ensinará todas as coisas , recordando-os de suas palavras (cf. Jo 14,26).

Qual é a ação do Espírito Santo em nossas vidas e na vida da Igreja para nos guiar à verdade? Antes de tudo, ele recorda e marca nos corações dos que creem as palavras que Jesus disse e por meio destas palavras, a lei de Deus – como haviam anunciado os profetas do Antigo Testamento – está inscrito em nossos corações e em nós se torna um princípio de avaliação nas escolhas e orientação nas ações do dia a dia, torna-se um princípio de vida. Realiza-se a grande profecia de Ezequiel: “Eu vos purificarei de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos, vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo… Porei o meu espírito dentro de vós e vos farei viver de acordo com as minhas leias, vos farei observar e colocar em prática os meus preceitos ” (36:25-27). De fato, é do nosso interior que nascem nossas ações: é o coração que precisa se converter a Deus e o Espírito Santo o transforma se nós nos abrimos a Ele.

O Espírito Santo, então, como Jesus promete, nos guia “a toda a verdade” (Jo 16:13) nos leva não somente a encontrar Jesus, a plenitude da Verdade, mas também nos guia para “dentro” da verdade, nos faz entrar em uma comunhão sempre mais profunda com Jesus, dando-nos a inteligência das coisas de Deus. E isso não podemos conseguir por conta própria. Se Deus não nos ilumina interiormente, o nosso ser cristão será superficial.

A Tradição da Igreja afirma que o Espírito da verdade age em nossos corações suscitando o “sentido da fé” (sensus fidei), através do qual, como afirma o Concílio Vaticano II, o Povo de Deus, guiado pelo Magistério, infalivelmente adere à fé transmitida, se aprofunda nela com um julgamento correto e a aplica mais plenamente na vida (cf. Constituição Dogmática Lumen Gentium, 12). Nos perguntemos: estou aberto à ação do Espírito Santo, peço para que ele me traga luz, me faça mais sensível às coisas de Deus? Esta é uma oração que devemos fazer todos os dias: “Espírito Santo faça com que meu coração seja aberto à Palavra de Deus, que meu coração esteja aberto ao bem, que o meu coração esteja aberto à beleza de Deus todos os dias”. Gostaria de fazer uma pergunta a todos: quantos de vocês rezam todos os dias ao Espírito Santo? Serão poucos, mas devemos cumprir esse desejo de Jesus e orar todos os dias ao Espírito Santo, para que nos abra o coração a Jesus.

Pensemos em Maria que “guardava todas as coisas, meditando-as em seu coração” (Lc 2,19.51). O acolhimento das palavras e das verdades da fé, para que se tornem vida, se realiza e cresce sob a ação do Espírito Santo. Neste sentido, devemos aprender de Maria, revivendo o seu “sim”, a disponibilidade total em receber o Filho de Deus em sua vida, que a partir daquele momento é transformada. Através do Espírito Santo, o Pai e o Filho permanecem em nós, nós vivemos em Deus e para Deus. Mas a nossa vida é realmente animada por Deus? Quantas coisas coloco em primeiro lugar ao invés de Deus?

Queridos irmãos e irmãs, precisamos nos deixar inundar da luz do Espírito Santo, para que Ele nos introduza à Verdade de Deus, que é o único Senhor de nossa vida. Neste Ano da Fé nos perguntemos se realmente temos dado algum passo para conhecer mais Cristo e as verdades da fé, lendo e meditando as Escrituras, estudando o Catecismo, recorrendo com frequência aos Sacramentos. Mas nos perguntemos também quais os passos temos dado para que a fé oriente a nossa existência. Não podemos ser cristãos de momento, só em certas ocasiões, em certas circunstâncias, em algumas escolhas. Você não pode ser um cristão assim, devemos ser cristãos em todos os momentos! Totalmente! A verdade de Cristo, que o Espírito Santo nos ensina e nos revela, para sempre e totalmente, interessa para sempre a nossa vida diária.

Invoquemos mais vezes o Espírito Santo para que nos guie no caminho dos discípulos de Cristo. Invoquemos todos os dias. Vos faço esta proposta: invoquemos todos os dias o Espírito Santo, assim o Espírito vai nos aproximar cada vez mais de Jesus Cristo.


PAPA FRANCISCUM
Fonte: Boletim da Santa Sé / Tradução: Thaysi Santos

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.