26 de abril de 2013

Meditação: Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.

“Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater”
Blog Evangelizando!


Diz Jesus no Evangelho: “Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater” – Esta frase, que bem cabe neste Tempo Pascal, possui profundos sentidos.

1. Primeiramente, é um convite a viver a existência na vigilância, sustentada pela esperança da Vinda do Senhor. Ele, o Imolado na cruz e Ressuscitado na Glória, virá: para julgar, para salvar, para trazer
a recompensa (e a recompensa é Ele próprio, nossa alegria e paz, nossa saciedade e vida plena). Mas, atenção, que viver na espera não é simplesmente aguardar, mas, mais ainda, desejar e, mais ainda, como afirma a Primeira Epístola de São Pedro, apressar a Vinda! Aguardar é desejar esperando, como a amada suspira pelo amado! Pense bem, caro Leitor: Quem vive assim sabe o sentido da vida, encontra a razão de existir e coloca tudo o mais em função dessa espera, desse ir ao encontro, dessa certeza! Quem vive na espera da Vinda do Senhor, sabe interpretar e viver os acontecimentos e situações na sua justa perspectiva...

2. Mas, há ainda um belo aspecto na frase do Senhor. Quem é esse que foi para uma festa de casamento? E que casamento é esse? É o próprio Cristo, o Esposo. Na Sua morte e ressurreição, Ele desposou a Igreja, Sua imaculada Esposa. Um Dia, Ele voltará e consumará esse matrimônio, quando, então, toda a criação e toda a humanidade serão glorificadas na Igreja celeste, essa mesma que já peregrina neste mundo: a nossa Mãe católica.

3. Se formos um pouco mais adiante na nossa meditação, veremos que também nós somos convidados para as núpcias do Senhor que é ao mesmo tempo Cordeiro. Em cada Eucaristia participamos do Banquete nupcial, entramos sempre de novo e mais profundamente a fazer parte do Povo da Aliança. Esse Banquete sacrifical, Sacrifício da Missa, é já gostosa antecipação do Banquete eterno das núpcias eterna do eterno Esposo e Cordeiro! Assim, não somente esperamos o Senhor voltar, mas em cada Eucaristia como que antecipamos a Sua volta e já participamos daquelas núpcias que Ele, eternamente celebra no céu. Como são tantos e belos os mistérios do Reino! São os mistérios da Páscoa, do Domingo, Páscoa semanal, do Dia do Senhor morto e ressuscitado... Mistérios celebrados agora sob o véu dos sacramentos e, depois, eternamente, no Domingo perene, definitivo, Dia que jamais terá fim, celebrado na luz da glória da luz sem ocaso!

Dom Henrique Soares
Colaborador do Blog Evangelizando
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju - SE
Site: http://www.domhenrique.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.