10 de março de 2013

Dom Odilo Scherer preside missa em sua Igreja titular em Roma

Dom Odilo Scherer preside missa em sua Igreja titular em Roma
Blog Evangelizando!


Neste domingo, 10 de março, os cardeais presentes em Roma para os trabalhos do conclave celebraram a eucaristia nas Igrejas do qual são titulares. Às 10:30hs desta manhã (horário de Roma), o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa em sua Igreja titular, a de Santo André no bairro do Quirinal.

Além da comunidade italiana, muitos brasileiros estiveram presentes na celebração, como o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá, e o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo.

"Nossa, quantos jornalistas querendo participar da missa", brincou o cardeal referindo-se ao batalhão de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas de todas as partes do mundo presentes na Igreja.

Homilia

Em sua homilia, dom Odilo recordou a importância da reconciliação com Deus, tema deste quarto domingo da quaresma. "Reconciliação é reconstituir o que foi rasgado pelo pegado. Conversão é mudar o rumo da nossa estrada, mas é também construir, fazer tudo novo", disse dom Odilo.

"A liturgia deste domingo vai nos recordar que conversão é voltar-se para Deus, aderir novamente ao Seu chamado. Deus, no Antigo Testamento, usou dos profetas para dizer ao povo: 'Voltai-vos novamente para o Senhor'. Este apelo de Deus ainda é forte nos nossos tempos, que vive como se Deus não existisse", recordou dom Odilo

Fazendo alusão ao Evangelho deste domingo, que tem a parábola do filho pródigo como ponto central, o cardeal salientou Deus não nos espera com um 'chicote' na mão, pelo contrário, espera-nos com os sinais do perdão e da dignidade. "Deus faz festa com o nosso retorno. Ele nos devolve a dignidade, nos reveste com vestes novas, anel e sandálias nos pés", salientou o cardeal.

"O filho mais velho não entra na festa, se acha perfeito, que não tem pecado. Este filho representa aqueles que acham que não tem pecado, que não precisam de reconciliação, que está tudo bem. Deus vai ao encontro destes também. A humanidade tem necessidade de voltar-se para Deus", concluiu dom Odilo.

Ao final da celebração, o cardeal agradeceu a todos e pediu orações pelo conclave. Antes da bênção final, o cardeal acolheu um casal de idosos que celebrava 70 anos de vida matrimonial. Muito simpático e descontraído, dom Odilo perguntou ao casal o segredo para uma vida a dois tão longa, e ainda brincou: "quando vocês se casaram eu nem era nascido", arrancando risos e aplausos da assembleia.

Fonte: Canção Nova Notícias / Foto: Clarissa Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.