28 de fevereiro de 2013

Porta fechadas: ato simbólico dá início à Sé Vacante


Blog Evangelizando!

A Sé Apostólica está vacante. Às 20hs de Roma (16hs em Brasília) a Igreja entrou no período de vacância. A partir de agora, Bento XVI, o Papa emérito, não é mais o Pontífice da Igreja Católica e o trono de Pedro está vazio.

Em Castel Gandolfo, o momento foi simbolizado pelo som das badaladas dos sinos e o fechamento da porta da residência pontifícia. Os fiéis presentes gritavam "Viva o Papa", enquanto se fechavam as portas.

Outra ação marcante foi a ausência da Guarda Suíça: os oficiais recuaram as armas e deixaram a proteção do Papa. A segurança do local onde está Bento XVI será feita, a partir de agora, por uma guarda italiana.

A página oficial do Vaticano na internet foi alterada também às 16hs. No lugar da imagem de Bento XVI está agora escrito: "Apostolica Sedes Vacans" - A Sé Apostólica está vacante.

Padre Francisco Fernandez, brasileiro residente em Roma, relata o clima entre os religiosos nesse momento: "Aqui em nossa casa (Colégio Sacerdotal João Paulo II), há um clima de serenidade e aparente normalidade. Cada um, se interrogado pessoalmente, falará de um certo aperto no coração. Não é fácil para nós padres vermos a partida de um Papa de tamanha grandeza. Bento XVI nos deixa escrita uma página de Evangelho vivido. Talvez a palavra que melhor expresse o momento seja, de fato, aquela mais usada pelo Santo Padre esses dias: obrigado!".

Nos próximos dias os cardeais se reunirão para definir a data do conclave.

Fonte: Canção Nova Notícias / Foto: AP

Da redação do Portal Ecclesia e Blog Evangelizando.


0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.