16 de janeiro de 2013

Segundo cardeal, 4 milhões de pessoas precisam de ajuda na Síria

Blog Evangelizando!

"O fechamento das fronteiras não é uma resposta à imigração clandestina, porque favorece o contrabando e o tráfico de pessoas", afirmou o cardeal Vegliò.


O presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes, cardeal Antonio Maria Vegliò, referiu-se à dramática situação que está vivendo a Síria e manifestou que isto se nota, entre outros fatores, devido ao aumento do número de pessoas que fogem do país em busca de refúgio.

"Em maio de 2012, os refugiados eram 70.000 e no final do ano, 525.000. Na Síria há 4 milhões de pessoas que necessitam de assistência. As expectativas para o futuro imediato não são positivas", assinalou o cardeal em uma entrevista ao diário vaticano L’Osservatore Romano.

Por ocasião da Jornada Mundial do Migrante que a Igreja celebrou no domingo 13 de janeiro, o cardeal Vegliò disse que "lamentavelmente, prevê-se que o número de refugiados duplique, e que chegarão ao redor de um milhão a meados deste ano".

"É por isso que as diferentes agencias das Nações Unidas lançaram um chamado para um novo financiamento conjunto de um bilhão de dólares, para cobrir as exigências para o cuidado e o amparo do milhão de refugiados previstos para os próximos seis meses na Síria", indicou.

Os países vizinhos, expressou, "ainda demonstram hospitalidade e permitem o acesso aos refugiados sírios ao território, mas os números são imensos. No início deste ano, os dados oficiais indicam 175.000 refugiados no Jordânia, 185.000 no Líbano, 150.000 na Turquia, 70.000 no Iraque e 13.000 no Egito, embora provavelmente os números reais sejam muito mais elevados".

O cardeal explicou que "o financiamento para os últimos seis meses foi de ao redor do 52 % do dinheiro solicitado. Isto significa que os países europeus devem assumir suas responsabilidades. Eles assinaram a Convenção sobre os refugiados de 1951, que implica o oferecimento de solidariedade e de recursos financeiros, e também a abertura das fronteiras do país a todos os que procurem asilo".

Falando em nível geral sobre o tema das migrações, o cardeal Vegliò disse que "o fechamento das fronteiras não é uma resposta à imigração clandestina, porque favorece o contrabando e o tráfico de pessoas".

Fonte: ACI Digital

Da redação do Portal Ecclesia e Blog Evangelizando.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.