11 de janeiro de 2013

Que lugar a Palavra de Deus ocupa na Igreja hoje?

'O católico precisa redescobrir a Bíblia como fonte também de moral, de espiritualidade', ressaltou padre Fábio
Blog Evangelizando!

Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa hoje na Igreja? A renovação da linguagem e os novos métodos para anunciar o Evangelho são alguns dos desafios da Igreja. Nessa busca, ela continua atenta à centralidade que as Sagradas Escrituras têm na vida cristã, tanto que a animação bíblica da vida e da pastoral é uma das urgências da ação evangelizadora no Brasil atualmente.

De acordo com o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da diocese de Taubaté (SP), padre Fábio dos Santos Modesto, os fiéis estão redescobrindo a importância da Palavra em sua vida, o que acaba envolvendo toda a Igreja. 

Ele explicou que antes havia o pensamento de que a Bíblia era para ser ensinada na catequese, como se se essa pastoral fosse toda a dimensão bíblica da Igreja, mas não é assim que funciona, já que a Igreja como um todo tem em si a ação catequética.

“O católico precisa redescobrir a Bíblia como fonte também de moral, de espiritualidade, coisa que até pouco tempo atrás não se tinha. Então também as outras pastorais, não só a catequética, precisam redescobrir o lugar da Bíblia dentro das suas pastorais, como fonte de conduta e de espiritualidade”

E como forma de incentivar essa redescoberta, o sacerdote informou que a dimensão bíblico-catequética vem promovendo os chamados simpósios bíblicos e diversas iniciativas que se adaptam à realidade de cada ação pastoral da Igreja local. Além disso, outro auxílio é a Encíclica Verbum Domini, do Papa Bento XVI, em que o Santo Padre fala sobre a Palavra de Deus e a partir da qual se iniciou uma discussão mais acentuada sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

Animação bíblica na vida e na pastoral

Se é necessário promover estudos bíblicos e reflexões para redescobrir o espaço ocupado pela Palavra de Deus na Igreja, padre Fábio lembrou que o mesmo deve acontecer também na vida de cada pessoa em particular.

“Não adianta ficarmos só nessa esfera comunitária. Nós temos tentado também, sobretudo através da Lectio Divina, ensinar o nosso povo a rezar com a Palavra de Deus”. O padre acrescentou que, além de livros de leitura orante, vários são os métodos para promover esse encontro pessoal com a Palavra, mas é necessário também contar com a boa vontade de cada um.

Outra preocupação da Igreja é com relação à animação bíblica da vida pastoral, com a participação ativa dos fiéis de uma comunidade. Padre Fábio explicou que um dos grandes problemas quanto a isso é que, por muito tempo, fez-se uma divisão entre pastoral e movimento: "o movimento reza e a pastoral trabalha".

“A maioria das nossas pastorais não tinha nenhum tipo de perspectiva mística, espiritual. Com essa redescoberta da Palavra na vida e na animação da Igreja o que nós temos nos perguntado é justamente isso: qual é a mística de cada uma das pastorais, que horas se reza, por que se trabalha?”, disse.

O sacerdote informou ainda que, na metodologia de cada pastoral, tem-se tentado incluir a mística e a celebratividade pastoral do trabalho que cada um faz. Nesse contexto, ele afirmou que ter espiritualidade e consciência de que se está trabalhando pelo Reino de Deus ajuda a formar comunidades, a encantar as pessoas com o que é essencial: Jesus Cristo.

“Na comissão catequética a gente fala que o paradigma máximo, aquilo que nós não podemos esquecer é que a catequese da Igreja tem que apresentar não só ideias e conteúdos, mas o relacionamento pessoal com um indivíduo, que é o Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o foco, Ele é o centro de tudo aquilo que a gente faz. Se a gente tiver essa clareza, eu acho que fica muito mais simples as pessoas encontrarem o seu espaço dentro da vida da Igreja”, finalizou.

Fonte: Canção Nova Noticias

Redação: Blog Evangelizando

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.