27 de janeiro de 2013

Ano da Fé: confira o calendário de 2013

Blog Evangelizando!

Agenda é referente aos eventos que serão realizados no Vaticano, entretanto, uma série de iniciativas têm sido feitas nas dioceses de todo o mundo.


O calendário 2013 do Ano da Fé, que se concluirá em 24 de novembro de 2013, contará com a presença do Papa Bento XVI em uma série de encontros, conferências e iniciativas que aprofundarão os diversos temas religiosos e culturais relacionados com a celebração.

A agenda diz respeito aos eventos que serão realizados no Vaticano, mas uma série de iniciativas têm sido feitas nas dioceses de todo o mundo, com o intuito de aprofundar a fé católica.

Confira a programação:

25 de janeiro, Roma

Celebração ecumênica com a presença de Bento XVI na Basílica de São Paulo fora dos Muros.

A galeria de arte da basílica também será visitada, até 24 de novembro de 2013, a partir da exposição Sanctus Paolus extra moenia et Concilium Oecumenicum Vaticanum II.

2 de fevereiro, Cidade do Vaticano

Celebração presidida por Bento XVI na Basílica de São Pedro em ocasião da Jornada Mundial dos Religiosos e Religiosas 

25 a 26 de fevereiro, Roma

Congresso internacional sobre o tema “Santos Cirilo e Metódio entre os povos eslavos: 1150 anos do início da Missão”. Os trabalhos terão lugar no dia 25 no Pontifício Instituto Oriental e no dia 26 na Pontifícia Universidade Gregoriana.

24 de março

Bento XVI celebra o Domingo de Ramos, dia tradicionalmente dedicado aos jovens em preparação à Jornada Mundial da Juventude

4 a 6 de abril, Roma

Reunião internacional da Associação Católica Internacional de Ciências da Educação, com a participação da Congregação para a Educação Católica, e celebração pelo Ano da Fé. 

13 de abril, Cidade do Vaticano

Concerto “Oh Meu Filho”, na sala Paulo VI.

15 a 17 de abril

Jornada dos seminários em ocasião do 450º aniversário de sua instituição.

Jornada de estudo, organizada pela Congregação para a Educação Católica, sobre a relevância dos documentos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica na formação dos candidatos ao sacerdócio e no âmbito da revisão em curso da relação fundamentalis institutionis sacerdotalis.

28 de abril, Cidade do Vaticano

Dia dedicado a todos os rapazes e moças que receberam o sacramento da Confirmação. O Santo Padre vai conferir a Crisma a um pequeno grupo de jovens. 

5 de maio, Cidade do Vaticano

Celebração com o Papa em ocasião do dia das irmandades e da piedade popular.

18 de maio, Cidade do Vaticano

Vigília de Pentecostes celebrada por Bento XVI e dedicada a todos os movimentos, com a peregrinação ao túmulo de São Pedro e invocação ao Espírito Santo.

2 de junho

Solene adoração eucarística presidida pelo Papa. A adoração será realizada simultaneamente em todo o mundo em ocasião da festa de Corpus Christi. 

16 de junho 

Dia da Evangelium vitae com a presença do Papa. O dia será dedicado ao testemunho do Evangelho da vida, em defesa da dignidade da pessoa humana desde o primeiro instante até seu último momento natural. 

22 de junho, Cidade do Vaticano

Grande concerto pelo Ano da Fé na Praça São Pedro.

7 de julho, Cidade do Vaticano

Com a presença do Papa, conclusão na Praça São Pedro da peregrinação dos seminaristas, noviças e noviços.

23 a 28 de julho, Rio de Janeiro

Jornada Mundial da Juventude com Bento XVI.

18 a 19 de setembro

Seminário de estudo, organizado pela Congregação para a Educação Católica, das universidades católicas sobre o valor do Catecismo da Igreja Católica no ensino da teologia nas universidades católicas.

29 de setembro, Cidade do Vaticano

Dia dos catequistas com a presença de Bento XVI. O dia será também a ocasião para recordar o 20º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica. 

13 de outubro, Cidade do Vaticano

Celebração de um dia mariano com a presença de Bento XVI e de todas as associações marianas. 

24 de novembro, Cidade do Vaticano

O Papa preside a celebração conclusiva do Ano da Fé. 

Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia e Blog Evangelizando.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.