26 de dezembro de 2012

Sejamos aprendizes do silêncio e da escuta

Blog Evangelizando!!!

Olá Amados e Amadas que visitam o blog evangelizando, vamos falar sobre o silêncio e a escuta - referente a carta que o Papa Bento XVI escreveu para o Dia Nacional da Comunicações Sociais: "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização". Dia 20/05/2012 

Queremos ressaltar o que o Papa falou sobre isso, através do Silêncio podemos nos integrar com as pessoas e com as comunicações: Diz o Papa, pois estamos silenciando para escultar pessoas e a própria comunicação para ficarmos integrados do que está acontecendo.

O Papa também nos aconselha que o Silêncio favorece a dimensão do Discernimento e aprofundamento, pois estamos escutando Jesus falando conosco e pode ser visto como um primeiro grau de acolhimento da palavra. Portanto, fazer da comunicação um ato pleno de contato com Deus, com o próximo e com a sociedade exige que antecipadamente instituamos o silêncio como um modo de estabelecer comunhão.


**********************************************************************************
Iury Albino (Administrador do Blog)
O Silêncio e a Palavra: Devemos Silenciar para Escutar, é muito visto entre o povo uma pessoa querer só falar e não querer escutar de outra por exemplo uma opinião, nisto não existe comunicação entre essas pessoas, por quer não sabem silenciar e escutar, e não entram em comunhão com as pessoas e principalmente com Deus, por quer Deus quer te escutar mais também ele quer falar ao seu coração. "Não podemos evangelizar, sem escutar" O Papa também nos fala que devemos silenciar para nos conhecermos melhor, ao nosso interior, o que nós somos?, nos conhecer realmente, senão seremos um desconhecido para nós mesmos. 

********************************************************************

O papa nos lembra em sua mensagem que “educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar”. Parece que todos sabem falar, mas apenas parece, pois quem não sabe se calar ou não abre espaço para que o outro se cale e reflita, ainda não entendeu o que é comunicação. Palavra e silêncio se completam, não se excluem. 

O escritor e psicanalista Rubem Alves diz que é muito comum encontrar por aí cursos de Oratória, para se aprender a falar melhor, mas que é preciso criar cursos de Escutatória, para que aprendamos a ouvir mais e melhor o que os outros nos dizem. 

O caminho da evangelização passa, sem dúvida, pela atitude da escuta! Eis o que nos diz, em boa hora, o Santo Padre Bento XVI.

Redação: Blog Evangelizando


Comentem logo abaixo sobre esse assunto, queremos sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.