7 de novembro de 2012

Encontro de Catequese- Crisma: EVANGELIZAÇÃO

TURMA: CRISMA I
TEMA: EVANGELIZAÇÃO

OBJETIVO: Aprofundar o conceito e a prática de Evangelizar
  • Evangelizar é levar a mensagem cristã a todos os povos. Assim disse Jesus: “Ide e evangelizai todos os povos” Mc: 16, 15
  • A evangelização deve levar a pessoa a uma conversão.
  • Converter-se é crer no evangelho e significa uma mudança no modo de pensar,o que leva também à mudança no agir pessoal e comunitário, provocando transformações na sociedade.
  • A conversão leva a pessoa a agir segundo a lógica de Deus.
  • Enquanto não pensamos e agimos como Jesus , necessitamos de conversão. É preciso adequar nossos pensamentos, desejos e ações conforme Jesus Cristo viveu e nos ensinou.
  • Portanto a conversão é um processo contínuo. Só seremos capazes de evangelizar se formos também continuamente evangelizados.
  • O grande apelo de Jesus está implícito neste versículo: “Convertei-vos e crede no evangelho”Mc: 1, 12-15




DESAFIOS ATUAIS DA EVANGELIZAÇÃO

  • Evangelizar não é somente “fazer discursos” inflamados da Palavra de Deus
  • Também não é “fazer propaganda dos ensinamentos de Jesus”
  • É muito mais que isso: “A Palavra de Deus deve ser pregada com convicção e principalmente ser anunciada com o testemunho da própria vida. Deve ajudar as pessoas a ligar fé e vida no dia a dia.
  • Anunciar a Salvação concretamente é lutar pela justiça , pela paz e condição de vida digna para todos
  • A Palavra de Deus não pode ser imposta. Assim orienta Jesus: Mc: 6, 10 e 11- “Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela, até vos retirardes dali. Se em algum lugar não vos receberem nem vos escutarem, sai dali e sacudi o pó de vossos pés em testemunho contra ele”.
  • Ao enviá-los em missão ,Jesus convida-os especialmente à simplicidade e despojamento de tudo quanto possa escravizá-los.
VIRTUDES A SEREM EXERCITADAS NA EVANGELIZAÇÃO
  • FÉ: Cutivando a fé acreditamos no Deus Criador, que é o Pai, no Deus Salvador, que é Jesus Cristo e no Deus Santificador, que é o Espírito Santo. Compreendemos que o Altíssimo é uno e trino e que tudo nos foi revelado nas Sagradas Escrituras. Cremos que Deus é a verdade.
  • ESPERANÇA: é a virtude que nos ajuda a desejar e a esperar dias melhores em nossa vida a qui na terra e a ter a certeza de que conquistaremos a Vida Eterna. No mundo de hoje , onde deparamos com tantas maldades, violências, infortúnios em geral, muitos tem a tendência a pensar que está tudo perdido. “O mundo vsai de mal a pior, dizem alguns.”
  • Precisamos refletir sobre tudo o que está acontecendo e confiantes em Deus buscar uma solução. Sozinhos não somos nada, mas, com Deus tudo podemos. A ESPERANÇA nos leva a tentar vencer obstáculos. DEUS é a força que nos move.
  • CARIDADE: caridade e amor são palavras sinônimas. Usar de caridade para com o próximo não é apenas ofertar um prato de comida para matar a fome ou doar uma peça de roupa que não usamos mais. A CARIDADE exige conhecer a dor da pessoa que se interpôs em nosso caminho , ser solidário, compreensivo e compassivo. Juntos procurar a solução do problemas.
  • CONVERSANDO E RESPONDENDO
  1. Como sua comunidade evangeliza de forma concreta?
  2. Que sinais de conversão vocês veem no dia a dia dos cristãos? E da sociedade brasileira?
  3. Os cristãos batizados de sua região ou cidade têm consciência de sua missão de evangelizadores? 
  4. O que falta fazer?
Não se esqueça de votar aqui!



0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.