19 de setembro de 2012

Como ser fiel nas perseguições?

“De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal” (2 Cor 4, 11).

Quem de nós ainda não foi perseguido de alguma forma por ser católico? São Paulo nos fala sobre essa dura realidade à qual não há como escapar. Como cristãos seremos perseguidos, não por nós mesmos, mas por causa de Cristo. Na história da Igreja, milhares de cristãos foram perseguidos e mortos simplesmente pelo fato de seguirem a Cristo, por pregarem o Seu Evangelho. Ainda hoje, em muitos países, cristãos continuam a ser perseguidos e mortos, como no Vietnã e alguns países da África.
Depois de dois mil anos de história do cristianismo, por que ainda existem perseguições como essas? Por que Jesus Cristo permite que pessoas sejam perseguidas e até mortas por causa Dele?
Essa pergunta o próprio São Paulo nos responde: para que a vida de Jesus seja manifestada em nós! (cf. 2Cor 4, 11). Quando somos perseguidos e mortos, a vida de Jesus se manifesta em nós. São Paulo glorificava a Deus pelas cadeias, pelas prisões, pelos açoites, pelos sofrimentos por causa de Cristo, porque a vida de Cristo se manifestava nele. Isso era a causa da sua alegria!
Cristo veio ao mundo para dar a vida em resgate de muitos (cf. Mt 20, 28) e quando damos a vida por Ele, sua vida se manifesta em nós. Por isso, quando Paulo estava sendo perseguido por causa de Jesus, ele pode dizer: “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Ele disse isso porque sabia que estava sendo perseguido por causa de Jesus e suportava os sofrimentos porque Cristo sofria nele.
Olhando para o testemunho de Paulo e tantos outros mártires, não há como não ficarmos temerosos, como ficaram com medo todos os discípulos de Jesus. Como então esses homens foram capazes de dar a vida por causa de Jesus? Como podemos ter a coragem de entregar toda a nossa vida a Deus? Existem basicamente três caminhos para enfrentar as perseguições: podemos ser “corajosos” e enfrentar sozinhos; podemos pedir auxílio diretamente para Deus; e podemos seguir o caminhos dos Apóstolos, unindo-nos na oração em comum, com a Virgem Maria, para pedir o Espírito Santo.
Somente depois disso é que os Apóstolos e discípulos de Jesus começaram a pregar o Evangelho com destemor. A partir disso, muitos começaram a ser perseguidos, mas suportaram porque o Espírito de Deus estava com eles. Este é o segredo para entregar a vida por Cristo, para que a Sua vida se manifeste em nós: devemos estar unidos em oração comunitária, juntamente com a Virgem Maria (cf. At 1, 14), para que o Espírito de Deus se manifeste em nós.
Não deixemos de nos unir em comunidade para orar, juntamente com Nossa Senhora, para pedir que o Espírito Santo nos dê força para testemunhar Jesus Cristo, dando a vida se for necessário. Foi assim no passado, com os apóstolos e discípulos de Jesus, e continuará a ser dessa forma. Deus não muda seu modo de agir, nos diz São Luís Maria. Se queremos que a vida de Jesus se manifeste em nós, unamo-nos em oração, juntamente com a Virgem Maria, para pedir o Espírito Santo sobre nós. Pois, somente pelo Espírito é que poderemos dar a vida por Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.