13 de agosto de 2012

Vocação de profeta




“Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: o Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes” (Jr 26, 12).

O Senhor suscitou Jeremias, e muitos outros profetas, para falar ao Povo de Deus sobre a necessidade da conversão. Em tempos nos quais o Povo começava a desviar-se do caminho da justiça, da Lei do Senhor, Ele suscitou no meio dele os profetas. Estes não falavam de si mesmos, mas da parte de Deus, convidando o Povo à conversão.
Hoje, como naquele tempo, somos chamados a ouvir a voz de Deus através dos profetas. Somos chamados à conversão, à mudança de vida, a deixar o pecado, a idolatria e tudo que não condiz com a nossas condição de cristãos. Não devemos perseverar nos caminhos que nos afastam de Deus e nos levam à perdição. O Senhor nos envia os profetas porque Ele não quer a nossa perdição, mas, ao contrário, quer a nossa salvação.
Quem são esses profetas em nosso tempo?
Como no tempo de Jeremias, no qual havia no meio do povo profetas, em nosso tempo o Senhor suscita profetas. Pessoas que tenham coragem de anunciar a Palavra de Deus, que tenham coragem de denunciar as injustiças e de chamar o Povo de Deus à conversão. Mas, por que não se ouve mais as vozes dos profetas? Será por que não existe mais necessidade de profetas? Ou, será que os profetas que o Senhor suscita no meio do seu povo estão com medo de perder a sua vida, como perdeu a vida João Batista? (cf. Mt 14, 10).
Talvez, os profetas que o Senhor envia para o Povo de nosso tempo sejamos eu e você. Deus nos envia a anunciar a Palavra de Deus com destemor e ousadia. Pois, nos dias de hoje há muitas pessoas que, como nós, precisam de conversão. Porque somos pecadores, não queremos aceitar o chamado de Deus. Mas, podemos e devemos lutar contra nossos pecados, responder ao chamado de Deus à conversão e à vocação de profeta.
O medo da perseguição também nos leva a desistir da vocação de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Jeremias também teve medo, mas deixou-se seduzir pelo Senhor (Jr 20, 7) e foi em frente. Ele foi profeta para seu povo num tempo muito difícil, no qual era necessário que ele profetizasse, pois muitos estavam para perder-se em meio ao pecado, à idolatria. Como ele, somos chamados a vencer o medo e a assumir a vocação que o Senhor nos confiou.
Para assumir a vocação de profeta, temos uma vantagem em relação a Jeremias. Temos a Virgem Maria, a Mãe de Jesus, que nos acolhe, nos ajuda a vencer os nossos pecados e o medo de assumir o chamado de Deus. Ela é Mãe solícita, cuidadosa, quer gerar em nós a fibra dos mártires. Como Maria visitou João Batista, ainda no ventre de Isabel, ela quer nos visitar. Nossa Senhora, aquela que é cheia de graça (cf. Lc 1, 28), quer nos visitar para nos dar a mesma experiência que deu a João Batista.
Quando Maria saúda Isabel, João estremece no seu ventre e fica cheia do Espírito Santo (cf. Lc 1, 41). Nossa Senhora quer visitar a cada um de nós, que somos chamados a anunciar o Evangelho, e fazer que tenhamos essa experiência com o Espírito de Deus. Pois, somente no poder do Espírito poderemos anunciar com fidelidade a Palavra do Senhor.
Não tenhamos medo nos entregar inteiramente à Virgem Maria, pois ela quer formar as feições do Seu Filho Jesus Cristo em nós. Sejamos dóceis a ela e ao Espírito Santo, para que nos tornemos, cada vez mais, homens e mulheres conforme a vontade de Deus e fiéis à vocação que o Senhor nos confiou.

Fonte:http://blog.cancaonova.com/tododemaria/

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.